A franquia Diablo é extremamente marcante e importante na história dos videogames, principalmente quando estamos falando de grandes títulos do gênero RPG. Com altos e baixos, a saga da Blizzard retornou com tudo após o lançamento de Diablo IV, título que não repetiu os erros de seu antecessor, Diablo III, e conseguiu entregar um conteúdo satisfatório.
Afinal, qual é o melhor Diablo?
Em uma franquia como Diablo pode ser difícil escolher o melhor título, uma vez que tivemos alguns lançamentos de sucesso ao longo de todos esses anos. A pergunta também é muito pessoal e dificilmente você encontrará unanimidade, assim como em qualquer franquia de entretenimento. Com quase 30 anos de existência, a série de jogos da Blizzard entregou grandes aventuras aos jogadores, possuindo já uma infinidade de horas com conteúdo de qualidade.
Fãs mais antigos poderão afirmar que o primeiro Diablo ainda é o melhor de todos, afinal o título ajudou a definir um gênero e passou a ser "copiado" por muitos outros títulos, sendo a origem de uma franquia que seria emulada por diversas outras IPs ao longo dos anos. Após o sucesso do primeiro jogo, também tivemos uma sequência que caiu nas graças dos jogadores e inclusive ganhou uma versão remasterizada muito competente.
Se o primeiro título havia impressionado, Diablo II foi lançado para ganhar o coração da comunidade, o que faz com que o jogo seja o favorito de muitos jogadores até hoje. Com o lançamento de Diablo II: Resurrected, o título conseguiu voltar aos holofotes, reconquistando fãs antigos ao mesmo tempo em que aumentou sua base de jogadores, já que a versão remasterizada mantém a qualidade original e um visual mais detalhados e cutscenes impressionantes completamente refeitas.
Diablo IV é completo e primoroso
Enquanto fãs mais saudosistas podem mostrar certa resistência, não é exagero afirmar que Diablo IV pode ser considerado o melhor de toda a franquia, mesmo com os excelentes títulos citados acima. Deixando de lado as polêmicas da atualização, a versão do título vista em seu lançamento é um primor técnico, com muita atenção aos detalhes e um excelente trabalho de world-building.
Com muitos pontos positivos, Diablo IV tem sua trama como um de seus maiores trunfos, muito por causa da presença marcante de Lilith. Com a ótima escrita do jogo, a vilã é imponente, amedrontadora e cativante, com suas cenas possuindo muito impacto enquanto ditam o ritmo e tom da aventura de maneira geral. A qualidade da escrita ainda se expande para os outros personagens, com Diablo IV apresentando um elenco muito interessante.
Em uma jornada marcada por diversos confrontos contra chefes poderosos e desafiadores, com as boss battles também sendo um dos destaques, o action RPG oferece o melhor mundo de fantasia lançado em 2023. O excelente world-building faz com que cada parte do Santuário seja interessante de sua própria maneira, enquanto missões, eventos aleatórios e lore se misturam e resultam em uma imersão que suga o jogador para dentro do jogo, deixando sempre viva a vontade de explorar cada cantinho do mapa.
Com muitos pontos positivos, Diablo IV entrega diversas horas de um conteúdo maduro e competente, sendo um título com um bom endgame, o que significa que sua jornada não acaba no fim da trama principal. Competente e robusto, o título é o mais completo e primoroso de toda a franquia.