Atualmente, a Sony está trabalhando no desenvolvimento de 12 jogos como serviço para os próximos anos da marca PlayStation. Com esse formato desempenhando um papel significativo no planejamento futuro, a empresa confirmou nesta semana que adiou o lançamento da metade desses títulos. Com isso, a gigante japonesa ainda possui 6 jogos "GaaS" com lançamento planejado para o ano fiscal de 2025.
Foco em jogos como serviço e multiplayer
Em uma conversa com acionistas da empresa, Hiroki Totoki, presidente, COO e CFO da Sony, afirmou que a Sony ainda mantém um grande foco em jogos como serviço e títulos multiplayer. Totoki garantiu que essa continua sendo a política da empresa; no entanto, ressaltou que o elemento mais importante é a qualidade.
Estamos revisando isso e tentando ao máximo garantir que eles sejam aproveitados pelos jogadores por um bom tempo. De 12 títulos, seis vão ser lançados no ano fiscal de 2025. Esse é o nosso plano. Sobre os outros seis, estamos ainda trabalhando. Esse é o número total de jogos de serviço e multiplayer que queremos publicar a médio e longo prazo, e essa é a política da companhia, que não mudou. Só que a qualidade é a coisa mais importante
Ideia não agrada os jogadores
Enquanto a Sony continua firme em seu planejamento, muitos proprietários de consoles PlayStation têm se mostrado preocupados com o futuro. Com a marca tendo um histórico de oferecer jornadas single-player que são um grande diferencial, com títulos de franquias consagradas como God of War, The Last of Us, Uncharted e outros, os jogadores acreditam que focar em jogos como serviço pode diminuir o peso dos exclusivos.
Embora a ideia de entrar com força no mercado multiplayer possa parecer lucrativa, a comunidade sente que as experiências para um jogador podem ser prejudicadas, com a queda da qualidade. Entre esses títulos, temos o multiplayer de The Last of Us, que tem enfrentado problemas e foi apontado pelos fãs como um projeto com risco de cancelamento.