A franquia FIFA chegou ao fim, ou pelo menos, o nome que conhecíamos chegou ao fim. Ano após ano, um novo jogo era lançado com poucas mudanças, alterando detalhes que poderiam fazer grande diferença no resultado final. Agora, com a chegada de uma nova era, o EA Sports FC 24 chega para marcar um recomeço, tentando se livrar do passado, mas mantendo a tradição de não mexer profundamente na estrutura geral.
O novo jogo de futebol da Electronic Arts abre "uma nova franquia" com mudanças interessantes, aprimorando muitos elementos e corrigindo erros do passado, mas também entrega problemas já conhecidos e comete falhas que atrapalham a experiência. Porém, temos aqui um bom jogo de futebol que consegue agradar mais do que os seus antecessores.
Jogabilidade conhecida, mas aprimorada
Falando diretamente na jogabilidade, o EA Sports FC 24 mantém muito do que já conhecíamos do FIFA, afinal, mudar a estrutura geral da gameplay não seria algo inteligente, uma vez que a franquia de futebol já estava consolidada há muito tempo no mercado, apesar de muitas críticas e certo descontentamento de parte dos jogadores.
Aqui temos um cenário parecido com o que ocorreu nos últimos anos, ou melhor, o que ocorreu na última década ou mais. Se os novos FIFA eram lançados com mudanças pequenas, que a princípio não significavam uma diferença verdadeira muito grande, neste ano o EA FC faz algo parecido, mas consegue aprimorar mais a jogabilidade para tornar a experiência mais satisfatória.
Como prometido pelos desenvolvedores, o novo jogo de futebol entrega muitas novas animações, que acabam tendo grande impacto na jogabilidade, já que os movimentos dos atletas virtuais se tornaram mais fluidos e mais versáteis, oferecendo novas possibilidades e um estilo de jogo mais variado, além de mais realista.
Além disso, a inteligência artificial também está aprimorada, sendo este mais um elemento que traz um ótimo impacto positivo para o jogo de maneira geral. Ainda podemos ver bizarrices; os jogadores ainda cometem erros grotescos, mas também é possível identificar um posicionamento melhor dos atletas, principalmente quando falamos do setor defensivo.
Graças ao posicionamento dos jogadores, que estão mais inteligentes também na tomada de decisões, as partidas acabam ganhando um nível maior de realismo, e acabamos vendo jogadas e situações de jogo que se aproximam muito mais da realidade.
Ainda falando na defesa, o setor defensivo parece ser o mais importante no jogo, sendo a parte do campo que você precisa dominar para ter um bom desempenho. Agora está mais difícil de marcar, o que às vezes parece até mesmo desequilibrado; no entanto, também é possível sentir que a marcação manual oferece momentos que puxam muito mais para a simulação pura do que para algo arcade.
Os PlayStyles são uma novidade interessante
Os jogadores apresentam PlayStyles, que são habilidades específicas que têm grande peso nas características de cada atleta. Por exemplo, um atacante pode ter um PlayStyle que o deixará mais letal, assim como um zagueiro pode contar com um PlayStyle que o tornará mais agressivo nos desarmes.
A sensação é de que no EA Sports FC 24 os PlayStyles realmente fazem diferença durante as partidas, o que pode ser visto como algo positivo tanto para a jogabilidade quanto para o realismo do jogo. No que diz respeito à jogabilidade, tudo fica mais variado, e você pode explorar mais a fundo as características dos atletas, enquanto essas habilidades específicas aumentam o realismo, tornando os jogadores muito mais fiéis ao que vemos nos gramados reais.
Aumentando ainda mais o realismo, cada jogador possui novamente características próprias de movimentos e outros detalhes, com isso sendo aprofundado ainda mais nos grandes craques, algo que já ocorria nas últimas versões. Seja qual for o modo de jogo que você estiver jogando, ficar atento aos PlayStyles dos jogadores será muito importante para conseguir ter um desempenho ainda mais satisfatório, extraindo o melhor de cada atleta virtual.
Modo Ultimate Team passou por inovação
Apesar da essência do Ultimate Team ser a mesma, assim como a estrutura geral, o principal modo do jogo recebeu uma novidade impactante, que muda tanto as partidas quanto o mercado de maneira geral. Agora, o futebol feminino chegou ao UT com cartas de diversas jogadoras do mundo inteiro, o que acaba trazendo diversas novas possibilidades para escalações, DMEs e mais.
Muitas atletas possuem ótimas cartas, principalmente atacantes, o que faz com que usar jogadores em sua equipe possa ter um resultado muito positivo. Apesar da novidade parecer apenas a adição de novas cartas, a verdade é que o modo passou a contar com uma dinâmica inédita.
Outros modos evoluíram pouco
Algo que deixa a desejar no EA Sports FC 24 é o fato de que muitos modos do título tiveram uma evolução muito pequena. O Pro Clubs, modo que é extremamente movimentado graças à comunidade, até recebeu novos elementos, mas que não parecem assim tão cativantes para significar uma preocupação maior da EA com a modalidade.
Já o modo carreira de treinador se aproxima cada vez mais de uma simulação mais completa de gerenciamento, sendo ótimo por quem busca esta experiência, mas ainda carece de alguns detalhes a mais, assim como uma variedade maior de animações de contratação, entrevistas e outros momentos seria algo muito bem-vindo para afastar uma sensação de repetição.
Problemas existem e atrapalham a experiência
Um dos principais problemas do jogo é a retirada de animações especiais de jogos, como a final da Champions League. Enquanto em outras edições, partidas decisivas ganhavam o destaque merecido e aumentavam a imersão do jogador, neste ano, grande parte disso se perdeu com uma escolha que não parece fazer sentido. Ao mesmo tempo, o título traz animações novas, como momentos no vestiário nos intervalos das partidas; no entanto, o jogo acaba removendo cenas que eram valorizadas pelos fãs.
Além disso, também existem problemas na jogabilidade que acabam afetando a experiência, como erros que não podem ser evitados por quem está com o controle na mão. O que mais incomoda são as falhas inexplicáveis de goleiros, que muitas vezes tomam gols fáceis de defender.
O Veredito
O EA Sports FC 24 tentou se afastar do passado, trocando um menu horizontal por um vertical, aplicando algumas mudanças na jogabilidade e tornando o UT ainda mais inclusivo. No entanto, como já era de se esperar, muito do FIFA ainda está aqui, o que não é necessariamente ruim.
A Electronic Arts não tentou iniciar uma nova era totalmente do zero, o que nem sequer seria inteligente. No fim das contas, temos mudanças que resultam em um jogo competente. Porém, é importante lembrar que os FIFA sempre mudaram com a chegada de novas atualizações, quase sempre de uma maneira negativa, o que faz com que o futuro do EA FC ainda seja indefinido.
- Boa IA
- Marcação mais manual e realista
- Ultimate Team mais completo
- Boas animações de movimento
- Goleiros cometem bizarrices
- Alguns modos deviam mudar mais
- Cenas de destaque fazem falta nas partidas