Se tem uma coisa que gamer de PC odeia é um jogo mal otimizado. Sabe aquele título que faz sua máquina suar frio, mesmo sendo um PC parrudo? Pois é, 2024 trouxe vários exemplos disso, o que inclui alguns títulos que todo mundo esperava muito. Vamos dar uma olhada nos piores jogos de 2024 quando o assunto é otimização para PC.

1. Until Dawn Remake

Until Dawn Remake
Until Dawn Remake

Quem diria que um remake tão esperado seria um show de horrores nos quesitos técnicos? Feito no Unreal Engine 5, o jogo trouxe Ray Tracing e Virtual Shadow Maps, mas ambos não funcionam direito. Além disso, há relatos de travamentos frequentes e até corrompimento de salvamentos. É frustrante ver um jogo com tanto potencial ser prejudicado por tantos problemas técnicos.

Se você está com problemas nesse jogo, o que tem dado certo para alguns jogadores é reinicie o jogo ou o computador. Alguns pequenos bugs podem ser corrigidos automaticamente durante esse processo de reinicialização.

2. STALKER 2

STALKER 2
STALKER 2

Um dos títulos mais aguardados do ano chegou parecendo um beta disfarçado de lançamento oficial. Apesar de visualmente impressionante, ele sofre com gagueiras constantes, cenas que massacram sua CPU, e diversos glitches visuais. Mesmo com atualizações, os problemas persistem, deixando fãs desapontados.

Para se ter uma ideia de como a situação está terrível, um usuário comentou na comunidade do Reddit que não consegue passar da tela de configuração de perfil. O detalhe: o computador dele é equipado com uma RTX 4090 14ª geração, processador Intel Core i9 e tem 64 GB de RAM. 😡

3. Dragon's Dogma 2

Dragon
Dragon's Dogma 2

Se você achou que a Capcom faria mágica com o RE Engine, se enganou. Dragon's Dogma 2 trouxe cidades que fazem até CPUs de última geração implorarem por misericórdia. Pra piorar, NPCs surgem do nada, quebrando totalmente a imersão. Depois de meses, o jogo ainda é um desafio... para o seu hardware.

Em outubro deste ano, os desenvolvedores explicaram que eles modificaram algumas coisas para o jogo começar a rodar melhor. Segundo eles, os NPCs do RPG de ação estavam "pensando demais" em suas rotas diárias e comportamentos, o que estava consiumindo muita memória RAM dos PCs. A empresa prometeu mais atualizações em breve.

4. Brothers: A Tale of Two Sons Remake

Brothers: A Tale of Two Sons Remake
Brothers: A Tale of Two Sons Remake

Outro título no Unreal Engine 5, e outra decepção. O remake de Brothers poderia facilmente ter sido feito no UE4, já que as melhorias visuais não justificam o uso do novo motor gráfico. Além disso, os controles para PC são simplesmente horríveis, e o stuttering de travessia é inaceitável para um remake tão esperado.

A galera está tão revoltada que estão dizendo que nem precisavam ter lançado esse jogo, de tão ruim que está. Mesmo com um computador parrudo, jogadores estão enfretando travamentos e limitações de FPS, o que é inaceitável.

O que define um jogo mal otimizado?

Quando falamos de má otimização, estamos pensando em coisas como baixo desempenho em máquinas high-end e incompatibilidade com hardware mais antigo. Além disso, a lista que você viu acima tem jogos com problemas de stuttering (aquele travamento irritante enquanto você joga).

Outros problemas bastante irritantes são aquelas cecânicas claramente pensadas só para console, como controles travados e indicadores que ignoram teclado e mouse. Também dá para falar das exigências de CPU/GPU absurdas que não são justificadas pela qualidade visual ou gameplay.

Não incluí na lista, mas também vale uma menção horrorosa para SAND LAND, Silent Hill 2 Remake, Frostpunk, Black Myth: Wukong e muitos outros.

E o que você acha? Concorda com a lista ou falta algum título? Deixe seu comentário!