O Google Fotos está adicionando um novo recurso para identificar imagens editadas com inteligência artificial (IA). Usando sua poderosa ferramenta Reimagine, o Google agora incorpora uma marca d'água invisível nas fotos que passaram por edições criadas pela IA. Essa marca d'água, chamada SynthID, é uma tecnologia do Google DeepMind que visa aumentar a transparência quando uma imagem foi modificada.
Resumo do que você precisa saber ⏳
- O Google Fotos agora adiciona uma marca d'água invisível em imagens editadas com IA, usando a tecnologia SynthID.
- A marca d'água é digital e não visível a olho nu, mas pode ser detectada por ferramentas específicas.
- O Reimagine está disponível apenas nos dispositivos Pixel 9 ou mais recentes, mas qualquer pessoa pode verificar as imagens com a marca d'água.
Google adiciona marca d'água invisível em fotos com IA
A ideia é dar aos usuários mais controle sobre o que consideram como uma imagem real e o que pode ter sido alterado com a ajuda de IA. Quando você edita uma imagem usando o Reimagine, o Google agora irá incluir um aviso de "Crédito: Editado com Google AI" nas informações da imagem, o que facilita a identificação de modificações feitas pela IA.
Com esse novo recurso, os usuários agora podem saber quando estão lidando com uma imagem criada ou editada por algoritmos de inteligência artificial. Porém, vale lembrar que a marca d'água invisível é um sistema que, embora difícil de remover, não é à prova de falhas. Mudanças pequenas e edições repetidas podem fazer com que a marca d'água perca a eficácia, o que limita a sua utilidade em certos casos.
Além disso, ferramentas externas ainda não conseguem detectar as marcas d'água, o que significa que, se você compartilhar uma imagem no Instagram, por exemplo, o aplicativo não conseguirá avisar se ela foi gerada ou editada por IA, a menos que o Google disponibilize essa funcionalidade para outras plataformas.