Na quarta-feira (20) a Google anunciou a aquisição de parte da equipe de desenvolvimento de celulares e no licenciamento de propriedade intelectual da HTC . A empresa investiu US$ 1,1 bilhão nesta aquisição, os pesquisadores devem ficar responsáveis pelo smartphone Pixel, o alto-falante inteligente Google Home e o Chromecast.
O vice-presidente de aparelhos do Google, Rick Osterloh, ressaltou que "Com esse acordo, um time de talentos da HTC irá se juntar ao Google como parte da área de hardware". O diretor financeiro da HTC, Peter Shen, afirmou ao "New York Times" que cerca de 2 mil pesquisadores estão empregados no acordo.
Esta é a segunda tentativa da Google com negociações que envolvem uma fabricante de smartphones. A empresa adquiriu em 2011, a Motorola Mobility por US$ 12,5 bilhões. No entanto, a empresa foi vendida após três anos à Lenovo por um quarto do valor de compra.
A Google é responsável pelo sistema operacional móvel mais utilizado no mundo, o Android. Assim como, do Gmail, YouTube e Maps, agora tenta ganhar mercado como fabricante de smartphones.
A companhia taiwanesa HTC e a Google trabalharam juntas em 2014 no desenvolvimento do tablet Nexus 9.