Ultimamente a inteligência artificial vem sendo bastante discutida, e muitas pessoas, inclusive, estão preocupadas com a possibilidade dela transformar a sociedade e até mesmo ameaçar o futuro da humanidade. No entanto, mesmo sendo muito comentada e ter sofrido uma grande evolução, o tema ainda tem muito o que melhorar.
De acordo com um estudo recente, a mais avançada inteligência artificial da atualidade ainda não é mais esperta do que uma criança de seis anos.
Cientistas chineses publicaram um estudo que mostra que a inteligência artificial por trás do AlphaGo, o computador do Google que venceu o campeão mundial de Go, é mais avançada que concorrentes, mesmo assim, ainda não se compara a um ser humano. Aproximadamente 50 sistemas de inteligência artificial foram testados, sendo que o Google atingiu um valor mais alto em um teste de QI, chegando a 47,28. Para comparação, a Siri da Apple atingiu somente a metade que o Google.
Os cientistas envolvidos no estudo avaliaram a habilidade de "adquirir, dominar, criar e retornar conhecimento" dos sistemas e ainda de três humanos com 18, 12 e 6 anos.
Um teste foi feito em 2014, e o outro em 2016. Neste período, a AI do Google foi a que melhorou mais rapidamente, saltando de um QI de 26,5 para 47,28. Já a criança de seis anos atingiu 55,5 pontos no mesmo teste.
A inteligência artificial ainda está na fase de desenvolvimento e mesmo que muitas pessoas acreditam que seja o futuro da humanidade, o recurso precisa ser bastante aperfeiçoado.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.