Em seu perfil no Twitter, Elon Musk, criticou e salientou os riscos quanto a privacidade da câmera inteligente que consegue reconhecer os rostos e fotografar sozinha os usuários, a Google Clips.
Musk tem se tornado um ativista contra o mau uso das Inteligências Artificiais, porém desta vez resolveu apontar os problemas do novo produto do Google. Elon Musk em sua postagem no sábado comentou "isso nem mesmo parece inocente", respondendo a uma notícia do The Verge referente a Google Clips.
This doesn't even *seem* innocent
— Elon Musk (@elonmusk) 7 de outubro de 2017
Sendo assim, a câmera se tornou um assunto polêmico em prol das incertezas levantadas pelos defensores de privacidade quanto as suas capacidades e habilidades autônomas com o reconhecimento facial.
Google's new camera uses AI to automatically take photos of your life pic.twitter.com/ihkRZz16sL
— The Verge (@verge) 7 de outubro de 2017
Segundo um porta-voz do Google "todo o aprendizado de máquina acontece dentro da câmera e a Clips não se conecta com a internet para transferir conteúdo. E, da mesma forma que qualquer outra câmera, nada deixa a câmara até que você decida salvar e compartilhar".
A companhia já havia explicado anteriormente qual a estratégia que utilizaria para resolver o desafio da privacidade, salientando que como qualquer outra câmera é preciso que o usuário salve e compartilhe as imagens para que sejam divulgadas. A câmera conta com um indicado luminoso que permanece ligado e registra as fotografias de forma automática, agora, a câmera precisa ser ativada pelo usuário para sair capturando as imagens.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.