Conforme um artigo publicado pela Cornell University Library, os pesquisadores do Google estão desenvolvendo um sistema de rede neural que permite informar dados sobre a saúde dos usuários, bem como idade e sexo, e tudo isso através da avaliação da retina.
Para conseguir o feito, o grupo se baseou no sistema de rede neural convolutiva, que é a mesma usada para identificação de fotos, e eles treinaram o sistema de inteligência artificial para reconhecimento de aspectos das retinas. O treinamento foi realizado com 284.335 imagens de retinas de pacientes.
O sistema teve a capacidade de determinar com precisão a idade das pessoas, com uma porcentagem de erro de, no máximo, três anos. Além disso, o sistema também acertou o sexo com precisão de 97%, além disso, reconheceu fumantes com 71% dos acertos. Já a pressão sanguínea e tendências a paradas cardíacas teve acerto de 70%.
Agora, a expectativa é de os cientistas consigam aprimorar o processo para que a taxa de acerto seja ainda maior. Deste modo, a tecnologia poderia auxiliar os médicos ao fornecer dados com maior agilidade e precisão.
Alguém tem dúvidas que a Inteligência Artificial será a nossa grande aliada no futuro?