O Gmail, recentemente, recebeu várias novidades interessantes, incluindo a auto-destruição de mensagens em tempo estipulado pelo remetente. Agora, durante a conferência Google I/O 2018, a companhia revelou que o serviço de e-mails irá ganhar ainda neste mês um recurso nomeado Smart Compose, ou seja, uma espécie de auto-completar, semelhante ao que já encontramos nos dispositivos móveis.
Em suma, ao escrever uma mensagem, o serviço usará machine learning para sugerir palavras e frases prontas, incluindo nomes de locais e até datas para eventos ou reuniões.
Sundar Pichau, CEO do Google, disse: "Tudo o que você precisa fazer é apertar Tab para ir auto-completando" para que a inteligência artificial tome conta de "coisas mundanas como endereços".
A companhia, através de uma postagem oficial em seu blog, diz que o Smart Compose poderá diminuir a incidência de erros ortográficos. A funcionalidade, pelo visto, tem tudo para agradar os usuários. Caso uma mensagem seja escrita em uma sexta-feira, por exemplo, ela irá sugerir automaticamente que você diga "Bom fim de semana!", no final.
"Eu estive enviando um monte de emails para a empresa. Não tenho certeza do que eles acham disso, mas eu acho maravilhoso", brincou Pichai, ao demonstrar a funcionalidade no palco.
O recurso deve ser disponibilizado para todos os usuários ainda neste mês. Os clientes do G Suite deverão receber a novidade "ao longo dos próximos meses".