O Android 9 teve sua versão final lançada pela Google nesta segunda (6), e se chamará Android 9.0 "Pie", que significa "torta" em inglês. Até o momento, o novo sistema operacional estava em fase de testes desde maio, e tinha seu nome mantido em segredo, sendo apenas apelidado como Android P.
O novo sistema possui vários novos recursos e um modo de navegação totalmente diferente. A mais notável mudança está na barra de navegação do sistema, conhecida pelos três principais ícones: o voltar, o botão de página inicial e a visão geral de apps. Esta mobilidade ficou mais adaptável no Android Pie, no qual existe um botão home (página inicial) que também permite deslizar para visualizar os aplicativos, basta mover o dedo para cima e depois para os lados.
Basicamente, as ferramentas principais do sistema continuam as mesmas apresentadas em maio na conferência I/O 2018. Porém, apenas estas aplicações da interface somado a mais alguns recursos de inteligência artificial serão, por enquanto, disponibilizados para usuários que conseguirem o Android 9. O resto dos recursos, que fazem parte do pacote chamado "Bem-Estar Digital", vão chegar somente na próxima atualização, no final de dezembro, para aparelhos Pixel.
Confira alguns dos principais novos recursos do sistema operacional:
- Economizador de bateria: o economizador é responsável por manter a carga por mais tempo ao desativar recursos que drenam energia, como a tela "Sempre ligado", e dá mais controle ao usuário sobre quando estas ações acontecem.
- Bateria adaptativa: recurso que usa aprendizado de máquina para prever quais aplicativos serão usados e quais não serão. O objetivo é gastar energia apenas em aplicativos do interesse do usuário.
- Brilho adaptativo: controla o brilho de tela no modo automático conforme a luminosidade do local, utilizando também o aprendizado de máquina para aprender como cada pessoa prefere definir o controle de brilho.
- Ações do aplicativo: este recurso prevê qual será sua próxima ação com base no seu contexto, economizando tempo e energia.
- Seleção inteligente de texto: ao selecionar um texto, o sistema reconhecerá o significado do texto selecionado para poder sugerir ações relevantes. O recurso funciona na tela de apps recentes.
- Nova navegação do sistema: o novo design da navegação do Android 9 pretende ajudar a simplificar a pesquisa e a movimentação entre os aplicativos. "Deslize para cima a partir de qualquer lugar para ver pré-visualizações em tela cheia de aplicativos usados recentemente, deslize para a esquerda e para a direita para navegar facilmente entre elas e toque em uma para acessar".
Existem mais recursos interessantes que você pode conhecer ao visitar a página de apresentação do Android 9 Pie.
Quais aparelhos receberão o Android 9 Pie?
Em primeira mão, todos os smartphones Pixel, da Google, já devem ter recebido o novo sistema operacional, basta baixar a atualização. As outras marcas que devem recebê-lo em dezembro são as que fizeram parte do programa de testes Beta do Android Pie, que são: Sony, Xiaomi, Nokia (HDM Global), Oppo, Vivo, OnePlus e Essential. Os aparelhos Android One qualificados também devem receber o novo SO até dezembro.
Fonte: Android