A investigação antitruste da UE sobre o Google AdSense está chegando ao fim, segundo Margrethe Vestager, comissário da UE. "Estamos nos aproximando do fim da investigação", disse Vestager, de acordo com a Reuters.                                                         

O final da investigação está sendo bastante aguardado, já que isso pode levar a Alphabet, que é dona do Google, a receber uma multa bastante alta. A UE já deu uma multa de 2,4 bilhões de euros à empresa por demitir serviços concorrentes de compras em buscas e ainda uma multa de 4,34 bilhões de euros por restrições ilegais em relação ao uso do Android.

Investigação da UE sobre Google AdSense está encerrando.

Em relação ao Google AdSense, a investigação visa determinar se o Google abusou de sua posição dominante para reprimir a concorrência no mercado. O Google nega as acusações, mas a Vestager e a UE acreditam que a empresa tenha impedido que terceiros fizessem uso da sua ferramenta de publicidade para poder mostrar anúncios de busca dos concorrentes da gigante de buscas.                                                                         

Vestager é um dos políticos mais reconhecidos no que diz respeito ao mundo tecnológico. Ele liderou a acusação contra os gigantes da tecnologia e tem estado presente em casos em casos de concorrência ilegal.

Ao que tudo indica, o caso do Google AdSense será a parte final da luta em controlar a empresa pela UE. Mesmo assim, a UE não deve parar por aí, principalmente pelo alto desempenho de Vestager em sua força de sondagem das grandes empresas de tecnologia.

Fonte: The Next Web