Na terça-feira (19), o Google apresentou ao mundo seu novo serviço de streaming de games, o Stadia. Conforme podemos imaginar, para que os jogos rodem com total eficiência, a internet deve ser bastante veloz. O Google recomenda uma conexão de internet de 25 megabits por segundo, para que os jogos possam rodar a 1080p e 60fps.
"Conseguimos realizar vários testes com nosso Project Stream em outubro do ano passado. Para obter 1080p e 60 frames por segundo, era preciso aproximadamente 25 megabits por segundo. Na verdade, usamos menos do que isso, mas é o limite mínimo que recomendamos. Entretanto, com inovações que fizemos no stream e na compressão desde então, quando lançarmos [o Stadia], vamos conseguir resoluções 4K, mas só aumentaremos as exigências de conexão para 30 megabits por segundo. Então, se você tem menos banda do que isso, te daremos uma resolução menor. Fazemos muitas coisas em segundo plano, e ofereceremos apenas a largura de banda apropriada para a infraestrutura que você tem", disse Phil Harrison.
De acordo com Harrison, o sistema Stadia é capaz de adaptar automaticamente a resolução conforme a velocidade da internet, assim, quem tiver uma conexão mais lenta terá os jogos com resolução menor.
O lançamento do Stadia acontecerá ainda em 2019, inicialmente somente nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Europa.
Títulos confirmados para o Stadia
- Doom Eternal
- Rime
- Shadow of the Tomb Raider
A lista deverá crescer com o decorrer do tempo.