Com o lançamento do Pixel 4 e Pixel 4XL cada vez mais próximo, parece que a Google está inovando em sua forma de aprimorar o reconhecimento facial de seus smartphones. Segundo Chris Matyszczyk, colunista da CNET e ZDNet, um amigo seu foi parado nas ruas de Nova York e pago para scanear seu próprio rosto.
Matyszczyk conta que seu amigo, George, foi abordado por um funcionário que alegou trabalhar para a Google. A pessoa disse que "estava coletando dados para melhorar a próxima geração de desbloqueio por reconhecimento facial" e lhe perguntou se gostaria de participar da coleta de informações.
George aceitou a proposta, assinou um termo e disse o funcionário lhe entregou um smartphone em uma capinha protetora extremamente grande. Ele não conseguiu ver se aquele era um protótipo do novo Pixel, ou um smartphone mais antigo.
O amigo de Matyszczyk então precisou abrir a câmera, mudá-la para o modo "selfie" e mover o rosto em diferentes ângulos. Ele recebeu um vale presente de U$5 para a Amazon ou Starbucks pelos cinco minutos gastos no experimento.
Chris Matyszczyk chegou a questionar a Google sobre o que fariam com a imagem de seu amigo - mas não foi respondido. Este não foi o único caso: no Reddit, várias pessoas relataram terem sido paradas por funcionários da Google e passado pela mesma situação.
Esses dados seriam utilizados para alimentar os algoritmos de inteligência artificial para aprimorar o reconhecimento facial - pelo menos na teoria. O que podemos afirmar é que, se verídico, a Google realmente está apelando para aprimorar esta tecnologia.
Fonte: zdnet