O Ecosia, um mecanismo de pesquisa sem fins lucrativos que usa anúncios para financiar o plantio de árvores, está definido para obter um aumento de visibilidade no Chrome. Uma mudança que o Google está fazendo em seu mecanismo o adicionou como opção de pesquisa padrão em até 47 países para o lançamento da versão 81 do navegador da web do Google. E se você quer saber mais sobre este site de busca, confira aqui como ele funciona.
Ecosia em breve será incluído na lista de mecanismos de pesquisa padrão do Chrome em vários mercados importantes, incluindo Reino Unido, EUA, França e Alemanha, ao lado de empresas como o Google Pesquisa, Bing, DuckDuckGo e Yahoo!
Ecosia: O concorrente do Google que usa anúncios para financiar o plantio de árvores
É a primeira vez que o mecanismo de pesquisa sem fins lucrativos aparece na lista de opções padrão do Google. Os usuários do Chrome podem navegar diretamente no site Ecosia para pesquisar ou fazer o download de uma extensão, permitindo fazer a busca diretamente na barra de URL do navegador. Mas essas etapas ativas exigem conhecimento prévio do produto.
Considerando que ser listado como uma opção padrão no Chrome significa que o Ecosia será colocado na frente de pessoas que ainda não estão familiarizadas com a ferramenta. O mecanismo de busca com sede em Berlim afirma que a seleção de mecanismos de busca padrão do Google Chrome se baseia nos rankings de popularidade em diferentes mercados.
Países em que o Ecosia é opção de busca padrão no Chrome
A lista completa de países em que será oferecida como opção no lançamento da v81 é: Argentina, Áustria, Austrália, Bélgica, Bahrein, Brunei, Bolívia, Brasil, Canadá, Suíça, Chile, Colômbia, Costa Rica, Alemanha, Dinamarca, Equador, Espanha, Ilhas Faroe, França, Guatemala, Croácia, Hungria, Irlanda, Islândia, Itália, Líbano, Liechtenstein, Luxemburgo, México, Nicarágua, Nova Zelândia, Omã, Panamá, Peru, Filipinas, Porto Rico, Portugal, Paraguai, Suécia , El Salvador, Taiwan, Estados Unidos, Reino Unido, Uruguai, Venezuela e Vietnã.
A mudança ocorre depois do que o Ecosia disse ter sido um ano recorde de crescimento do uso de seu mecanismo de pesquisa, com um aumento de usuários ativos mensais de 8 milhões para 15 milhões em 2019.
Crescimento e comprometimento com o meio ambiente
A empresa dedica 80% dos lucros da publicidade ao financiamento de projetos de reflorestamento em áreas de biodiversidade em todo o mundo, e diz que plantou mais de 86 milhões de árvores desde que foi fundada em 2009. Agora a empresa espera que o crescimento seja ainda maior, exatamente por causa da decisão do Google de incluir o Ecosia como uma opção padrão.
O CEO do Ecosia, Christian Kroll, disse que "o crescimento do Ecosia no último ano mostra que os usuários estão na luta contra a crise climática. Em todos os lugares, as pessoas estão avaliando as mudanças que podem fazer para reduzir sua emissão de carbono, incluindo a adoção de tecnologias como o Ecosia. Nossa adição ao Chrome tornará ainda mais fácil ajudar a reflorestar ecossistemas delicados, em risco e muitas vezes devastados, e combater as mudanças climáticas, apenas usando a Internet."
"Também é uma boa notícia para a escolha e justiça do usuário", acrescentou, apontando para pesquisas recentes que, segundo ele, indicam que fornecer uma escolha de mecanismos de pesquisa tem o potencial de aumentar a participação coletiva no mercado móvel de alternativas do Google em 300 a 800%.
"É importante que haja buscadores independentes no mercado, que não visem apenas o lucro. Colocamos nossos lucros no plantio de árvores e também estamos focados na privacidade, para que os usuários possam ter um impacto positivo no meio ambiente e, ao mesmo tempo, terem maior controle sobre suas informações pessoais."
A atualização de Chrome também adiciona os mecanismos de pesquisa rivais DuckDuckGo e Yahoo à opção de mecanismo de busca padrão em mais mercados.
Estas são as revisões mais recentes dos padrões do mecanismo de pesquisa do Chrome. Mas, em uma grande mudança neste período do ano passado, o Google silenciosamente expandiu a escolha do produto de pesquisa de uma maneira, que deu o maior impulso à visibilidade do rival do mecanismo de pesquisa pró-privacidade DuckDuckGo.
Como transformar o Ecosia no seu mecanismo de busca padrão?
Se você ficou interessado em usar o Ecosia como mecanismo de busca padrão no seu Google Chrome, confira como fazer isso.
Antes de mais nada, você precisa ter instalado a versão 81 do navegador. Para isso, acesse https://www.google.pt/intl/pt-PT/chrome/ e atualize o app.
Após isso, clique nos três pontinhos que fica no canto superior direito do navegador Google Chrome e escolha a opção "Configurações"
Após isso, uma nova janela será aberta. Vá até a opção "Mecanismo de Pesquisa" e clique sobre "Gerenciar Mecanismos de Pesquisa";
Por fim, basta clicar sobre a opção "Ecosia" e ativar ele como padrão.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.