Você talvez se lembre dessa cena: manhã de segunda-feira, você precisa acessar o Gmail, e ele simplesmente não funciona. Então você vai até a página de buscas do Google para tentar procurar uma solução, porém a solicitação também falha. Então você descobre que nada do Google estava funcionando: YouTube, Docs, Planilhas, Drive, Analytics - nada funciona!
Na última segunda-feira (14), a situação acima foi a realidade de muita gente. Por volta das 8h20 da manhã, boa parte dos serviços do Google deixaram de funcionar, e para alguns usuários, uma ou outra coisa ainda funcionava, porém, de forma muito lenta. Muitos usuários foram às redes sociais como Facebook e Twitter para reclamar, e até mesmo brincar com a situação.
Depois de identificado o problema, por volta das 10h do mesmo dia, o Google finalmente restabeleceu o funcionamento de suas plataformas. Mais tarde, o Google publicou uma explicação sobre o que aconteceu.
Até então, o problema estava resolvido. Entretanto, no dia seguinte, uma falha foi novamente identificada afetando principalmente o Gmail. Nessa nova situação, o problema foi resolvido no decorrer do dia, porém, a empresa não se pronunciou. Até o exato momento da preparação dessa matéria, o Google ainda não confirma o motivo exato da falha.
Usuários relatam violação de dados
A falha de segunda-feira foi relatada pela companhia como "Incidente de componentes de infraestrutura do Google Cloud #20013", o que indica ter ocorrido uma capacidade reduzida do sistema central de gerenciamento de identidade do Google, isto é, qualquer serviço que exigisse o login dos usuários foi bloqueado.
Histórico do Google Cloud #20013
> Quarta-feira, 09 de dez de 2020 - 19:32
Estamos enfrentando um problema com o Google Compute Engine.
Nossa equipe de engenharia continua investigando o problema.
Pedimos desculpas a todos os afetados pela interrupção.
> Quarta-feira, 09 de dez de 2020 - 20:39
O problema com o Google Compute Engine foi resolvido para todos os usuários afetados a partir de quarta-feira, 2020-12-09 20:39 EUA/Pacífico.
Agradecemos sua paciência enquanto trabalhávamos na resolução do problema.
Todavia, embora a empresa tenha relatado que o problema havia sido corrigido, usuários alegam que seus dados foram violados. Alguns afirmam que o Gmail ‘foi hackeado’, e isso impulsionou um alerta por parte de empresas de segurança, que alertaram sobre uma violação massiva de dados após a interrupção do Google em escala global.
Will Geddes, CEO da International Corporate Protection Group alertou que o Gmail - plataforma com mais de 1,5 bilhão de usuários no mundo todo - pode ter sido sabotado por hackers. Sobre essa possibilidade, ele diz que "o céu é o limite" para qualquer um, e que depois de 40 minutos com os sistemas Google inoperantes, e voltando a ficar comprometido no dia seguinte, existe a possibilidade de ter sido afetado por algum movimento hacker.
"O céu é o limite em termos de quais dados eles poderiam ter roubado. Pode ser para baixar servidores de contas do Gmail, credenciais para fazer login e o conteúdo desses e-mails. Pode ser sabotagem para tirar certas divisões ou organizações federais ou ainda para tentar extrair informações e depois segurá-las como resgate. Faça a sua escolha."
O que o Google diz?
Segundo a companhia, a raiz do problema de autenticação de logins foi um erro no sistema de gerenciamento de armazenamento do Google. Por isso, quando os usuários tentavam logar, ao invés de prosseguir, uma mensagem de erro de autenticação era exibida na tela. Essa falha sobrecarregou os sistemas do Google Cloud Platform e Google Workspace (antigo G Suite).
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