De acordo com um post no blog do Google AI, um novo codec de áudio, chamado Lyra, foi desenvolvido pela equipe, com o objetivo de compactar a fala em uma taxa de bits mais baixa. A 3 kbps, Lyra usa dados mais baixos do que a maioria dos outros codecs. O Google AI observou que os codecs capazes de operar em taxas de bits comparáveis às de Lyra sofrem de "aumento de artefatos e resultam em uma voz robótica".
Atualmente, o codec de código aberto Opus, o codec mais utilizado para aplicações VOIP, com áudio a 32kbps, pode obter qualidade de voz transparente. Embora o Opus possa ser usado em ambientes com largura de banda mais restrita, mesmo em 6kbps, ele começa a demonstrar qualidade de áudio degradada, disse o Google AI. Isso torna o codec Opus menos preferível do que Lyra a 3 kbps.
CODECs melhoram a experiência nas chamadas
Para ouvir Lyra e Opus trabalhando dentro do Google Duo, se você se importa como eles se comparam, verifique a postagem do blog do Google AI. O Google AI disse que usou uma combinação de tecnologia de codec existente e "avanços em aprendizado de máquina com modelos treinados em milhares de horas de dados" - incluindo falantes em mais de 70 idiomas de bibliotecas de código aberto - ao trabalhar no Lyra. A equipe planeja continuar desenvolvendo o codec e espera que ele seja adotado por desenvolvedores e aplicativos além do Google Duo.
Enquanto isso, o Google AI planeja lançar o Lyra (no Google Duo) para aumentar as chamadas de áudio em conexões de largura de banda muito baixa. Não se sabe quando o novo codec Lyra estará amplamente disponível para os usuários do Duo, embora provavelmente seja uma atualização silenciosa em segundo plano.
Se você é um usuário do Google Duo no Android ou iOS com conexões de internet ruins ou não confiáveis, você logo notará uma melhora drástica em suas chamadas do Duo, em termos de qualidade e estabilidade. Não está claro quando isso vai começar a acontecer.