Nesta quinta-feira, 22 de abril, o mundo inteiro comemorou o Dia da Terra, e como campanha para promover a saúde de nosso querido planeta, o Google, uma das maiores e influentes empresas de tecnologias do mundo, anunciou a meta de funcionar usando apenas energia sem CO2, isto é, limpa de qualquer gás poluente.
Ao longo da próxima década, a empresa tem como objetivo fazer com que todas as suas instalações funcionem usando eletricidade limpa o dia inteiro. Hoje em dia, cinco centros de dados já estão funcionando com quase 90% de energia limpa de CO2, incluindo os que estão localizados na Dinamarca, Finlândia, e nos estados americanos de Iowa, Oklahoma e Oregon.
A novidade foi anunciada pelo CEO do Google e da Alphabet, Sundar Pichai. Em sua publicação ele disse que recentemente a empresa tem se preocupado em "valorizar ainda mais o trabalho que vem sendo feito para preservar o planeta e protegê-lo para as próximas gerações". Dito isso, a meta da companhia é de operar usando apenas energia sem emissão de CO2 até 2030.
"Esse compromisso vai além de sermos neutros em carbono (coisa que já somos, desde 2007) e de compensar nossas operações com 100% de energia renovável, coisa que já fazemos há quatro anos."
Projeto e investimento
Para conseguir operar de forma sustentável, o Google já investiu cerca de US$ 4 bilhões em pelo menos cinquenta projetos eólicos e solares em todo o mundo que devem começar a operar totalmente até 2034. Desde o ano passado, muitos desses projetos já entraram em funcionamento e já fornecem energia para diversos centros de dados do Google ao redor do mundo.
Por exemplo, para o fornecimento de energia no centro de dados da Bélgica, projetores de energia eólica estão posicionados em alto mar e já podem entregar o suficiente para boa parte de seus sistemas e em grande parte do dia. Para conseguir entregar por mais tempo, um trabalho minucioso está sendo realizado nos bastidores, o que inclui a compra e instalação de baterias para o backup de centros de dados, avanços no rastreamento de energia ao longo do tempo e a adaptação dos próprios clientes do Google a escolher utilizar a energia sustentável.
Para isso, a companhia se diz uma grande apoiadora das pessoas que optarem por utilizar essa solução de fornecimento energético.
Em setembro do ano passado, por exemplo, a empresa assumiu o compromisso de alcançar pelo menos 1 milhão de adeptos ao projeto até 2022.
Um dos meios de conscientizar e ampliar a campanha da sustentabilidade, será incluída em breve no Google Maps. O recurso esperado fará uma estimativa da emissão de CO2 no trajeto escolhido pelo usuário até chegar ao seu destino e qual o grau de impacto para aquela determinada localidade. O Google Earth ganhou na semana passada a função Timelapse, que além de tudo ajuda os usuários a entender melhor os impactos das mudanças climáticas.
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