As novas regras de extensão do Chrome irão mudar a partir de janeiro de 2023 e podem afetar as extensões de bloqueadores de anúncios no navegador. O motivo disso é a implementação da plataforma de extensões do browser do Google, o Manifest V3. A informação veio através do blog para desenvolvedores do Chrome, onde é dito que o Manifest V2, plataforma utilizada no sistema de extensões do Chrome, será descontinuada para utilizar o V3.

Segundo o Gerente de produto do Google, David Li, o suporte a extensões do Manifest V2 será desativado nos canais Canary, Dev e Beta no Chrome 112. A previsão para o encerramento do Manifest V2 e atualização para o Manifest V3 no canal estável é para junho de 2023, quando o Chrome 115 será lançado para o público geral. David diz:

O Chrome adotará uma abordagem gradual e experimental para desativar o Manifest V2 para garantir uma experiência suave ao usuário final durante o processo de eliminação gradual.

AdBlock no Chrome vai parar de funcionar?

Adblock pode parar de funcionar após atualização no Chrome

Embora no anúncio do Google tenha sido dito que a atual versão da plataforma de extensões começará a ser descontinuada no início de 2023, o Manifest V2 não irá desaparecer completamente. A empresa irá estender o suporte ao Manifest V2 até janeiro de 2024. O grande problema é que, após a implementação do Manifest V3, bloqueadores de anúncios gratuitos como uBlock Origin e uMatrix "não poderão mais existir", segundo Raymond Hill, o criador das extensões citadas. Entretanto, Simeon Vincent publicou no blog do Chromium dizendo que o Manifest V3 não iria desativar os bloqueadores de anúncios e sim permitir que os desenvolvedores os melhorassem.

Segundo Tony Polanco, do Tom's Guide, é "improvável" que o Manifest V3 irá ajudar os desenvolvedores a criar extensões de bloqueadores de anúncios melhores. Isso pode levar a uma migração de usuários do Chrome para outros navegadores como o Mozilla Firefox, pois segundo o seu desenvolvedor, mesmo implementando o suporte ao Manifest V3 no navegador, ainda será permitido que os bloqueadores de anúncios funcionem. A Microsoft parece que fará o mesmo que o Firefox no Edge e felizmente o navegador Brave também.

Quando o Chrome irá fazer com que os bloqueadores de anúncios parem de funcionar?

De acordo com as informações publicadas pelos desenvolvedores do navegador, o Chrome terá a atual plataforma de extensões (Manifest V2) encerrada em janeiro de 2023 na versão para testes do browser (versão 112) e em junho do mesmo ano será a vez da versão estável do Chrome (versão 115). Porém o Google irá manter o suporte para o Manifest V2 até 2024, então os bloqueadores de anúncios podem continuar a funcionar até lá.