O Chrome 111 foi lançado no dia 7 de março de 2023 e traz melhorias de interface, de Picture-in-Picture e aplica transições mais suaves para aplicativos Web, tambem conhecidos como Progressive Web Apps (PWA). Para atualizar o Chrome para desktop agora, basta selecionar o símbolo de três pontos verticais em cima no canto direito, passar a seta por cima de "ajuda" e clicar em "sobre o Google Chrome".

O que há de novo no Chrome 111?

Google disponibiliza Chrome 111 e traz diversos recursos e aprimoramentos. Fonte: Vitor Valeri
Google disponibiliza Chrome 111 e traz diversos recursos e aprimoramentos. Fonte: Vitor Valeri

Melhorias na interface de download de arquivos

No Chrome 111 a interface de download de arquivos foi aprimorada e agora indica quantas coisas estão sendo baixadas ao mesmo tempo. É um pequeno detalhe, mas bem-vindo. O novo recurso não está disponível por padrão, mas pode ser ativado através do acesso do endereço abaixo e inserção da hashtag "download-bubble" na barra de pesquisas.

chrome://flags/#download-bubblee

Inserindo o endereço no Chrome para ativar o recurso de aprimoramento para a interface de downloads. Fonte: Vitor Valeri
Inserindo o endereço no Chrome 111 para ativar o recurso de aprimoramento para a interface de downloads. Fonte: Vitor Valeri

Após localizar os novos recursos, basta selecionar a opção "enabled" (habilitado) e clicar no botão "relaunch", que irá aparecer logo em seguida, embaixo no canto direito.

Habilitando os recursos necessários para melhorar a experiência da interface de downloads no Chrome. Fonte: Vitor Valeri
Habilitando os recursos necessários para melhorar a experiência da interface de downloads no Chrome 111. Fonte: Vitor Valeri

Aplicativos Web (PWA) com transições mais suaves

Os aplicativos Web no Chrome 111 ganharam uma nova API. Ela fará com que os desenvolvedores implementem transições mais suaves entre as páginas. Desta forma, a experiência ficará mais próxima do que a que se tem nos aplicativos nativos.

Retirar permissões dadas a sites visitados há muito tempo

É fato que diversos sites solicitam aos usuários diversas permissões ao acessá-los como, por exemplo, para acessar a localização, para notificar, para ativar a câmera, entre outras. Entretanto, você só é solicitado uma única vez e a permissão permanece válida de forma indefinida. Considerando que a pessoa pode não utilizar mais o site por um longo período, não faz sentido permitir que os dados continuem a ser compartilhados infinitamente, mas com o Chrome 111 é possível retirar estas permissões automaticamente.

O recurso de revogar as permissões dos sites faz parte de um projeto de melhoria do recurso "Verificação de segurança" do Chrome. No Chrome 111 há agora a capacidade de retirar permissões para endereços que o usuário não visita há mais de dois meses. Essa função pode ser encontrada acessando o endereço abaixo.

chrome://settings/privacy

Recurso de remover permissões dadas a sites visitados há muito tempo no Chrome 111. Fonte: Vitor Valeri
Recurso de remover permissões dadas a sites visitados há muito tempo no Chrome 111. Fonte: Vitor Valeri

Chromebooks ganham atalho personalizado com o Chrome OS 111

Agora, com o Chrome OS 111 foi implementando um novo aplicativo de atalhos de teclado, que permite ao usuário a criação de atalhos personalizados. Este recurso é bem interessante, pois não é fácil fazer essa alteração em outros sistemas operacionais.

Picture-in-Picture com mais funções

O recurso Picture-in-Picture pode ser expandido com mais funções no Chrome 111. O Google está testando uma nova API que permite aos desenvolvedores abrirem uma janela Picture-in-Picture que pode ser preenchida com qualquer conteúdo HTML desejado, como um cronômetro Pomodoro, ao invés de só vídeos.

Recurso Picture-in-Picture com mais funções no Chrome 111. Fonte: Google
Recurso Picture-in-Picture com mais funções no Chrome 111. Fonte: Google

O que mais há de novo no Chrome 111?

De acordo com o changelog do Chrome 111, temos como outras principais mudanças o seguinte:

  • O Chrome 111 adiciona "window-managementcomo" um alias para "window-placementstrings" de permissão e política de permissão.
  • Todos os recursos descritos em CSS Color Level 4 agora estão ativados. A função color-mix() do CSS Color 5 também está disponível.
  • "previousslide" e "nextslide": As ações foram adicionadas à API de sessão de mídia existente.
  • ArrayBuffer: Os construtores foram estendidos para obter um comprimento máximo adicional que permite o crescimento no local e a redução dos buffers.
  • A capacidade da API de pagamento pela Web de ignorar a política CSP connect-src ao buscar o manifesto foi descontinuada no Chrome 111.