O Gmail ganhou o recurso de selos azuis de verificação com o objetivo de combater fraudes em e-mails. De acordo com o blog do Google Workspace, agora as empresas terão um selo azul ao lado do nome para se identificar perfis verdadeiros. Chamado de "Brand Indicators for Message Identification" (BIMI) pelo Google, este recurso para o Gmail foi originalmente anunciado em 2021 e exige que os remetentes utilizem sistemas de autenticação com grande segurança e realize a verificação do logotipo da marca para exibir na imagem de perfil nos e-mails.
Como irá funcionar o selo azul de e-mail verificado no Gmail?
Na publicação anunciando a estreia dos selos azuis no Gmail, o Google exibe uma captura de tela demonstrando como o usuário irá visualizar a marca de perfil verificado. Ao passar a seta por cima do selo, será exibido uma mensagem dizendo:
O remetente deste e-mail confirmou que é o proprietário [do domínio de] e o logotipo na imagem do perfil.
Quais as vantagens do selo de e-mail verificado no Gmail?
Segundo o Google, a exibição de um selo para identificar perfis verdadeiros irá "ajudar os usuários e os sistemas de segurança de e-mail a identificar e interromper o spam, além de permitir que os remetentes aproveitem a confiança de sua marca. Isso aumenta a confiança nas fontes de e-mail e oferece aos leitores uma experiência imersiva, criando um ecossistema de e-mail melhor para todos".
Para quem será disponibilizado o selo?
De acordo com as informações publicadas no blog do Google Workspace, o selo de e-mail verificado será disponibilizado para:
- Todos os clientes do Google Workspace, bem como clientes legados do G Suite Basic e Business
- Usuários com Contas do Google pessoais
Lançamento e disponibilidade
O Google diz que os selos azuis de e-mails verificados começarão a ser exibidos dentro de 1 a 3 dias começando a partir do dia 3 de maio de 2023.