Ser o 1º nem sempre é uma boa coisa, o Google escolheu o Brasil como país para iniciar o teste dos novos recursos de proteção contra roubo de celulares. Anunciado no Google I/O 2024, o novo conjunto de recursos para proteger os dispositivos Android contra roubo e fraude está disponível em versão beta inicial exclusiva para os brasileiros.

Os recursos tendem aumentar a segurança dos dispositivos antes, durante e após uma tentativa de roubo.

Como Vai Funcionar?

Proteção Contra Roubo

Bloqueio remoto do Android
Bloqueio remoto do Android
  1. Bloqueio de Detecção de Roubo: Utilizando IA, o dispositivo detecta movimentos suspeitos e bloqueia a tela rapidamente para evitar acesso aos dados em caso de furto.

  2. Bloqueio Remoto: Permite bloquear a tela do celular apenas com o número de telefone, sem a necessidade de senha do Google, dando tempo para recuperar a conta e usar opções do Encontre Meu Dispositivo.

  3. Bloqueio de Dispositivo Off-line: Se o telefone for desconectado por longos períodos, a tela é bloqueada automaticamente para proteger os dados.

Proteção Contra Fraudes

O Google Play Protect será aprimorado para bloquear a instalação de aplicativos que utilizam permissões como ler e receber SMS. Essas permissões são frequentemente usadads por fraudadores. Esse piloto será implementado no Brasil no final deste mês.

Colaboração com Setor Público e Privado

O Google está colaborando com o Ministério da Justiça e Segurança Pública e fabricantes como Motorola e Samsung para garantir que esses recursos atendam às necessidades dos brasileiros. A empresa também está em diálogo constante com bancos e participará da conferência Febraban Tech para promover a segurança dos usuários.

"É crucial estabelecer parcerias para proteger os usuários contra fraudes e outras ameaças móveis," destacou Walter Tadeu Pinto de Faria, da FEBRABAN.

Quer testar?

Interessados podem se inscrever para notificações sobre a disponibilidade dos recursos no formulário oficial.