A funcionalidade ‘’Encontre Meu Dispositivo’’ do Google ainda está longe de ser perfeito, contudo, muitas melhorias devem estar chegando ao recurso. Entre as novidades que podem surgir, suporte para rastreadores UWB (Ultra Wideband) é uma das mais esperadas pelos usuários.Além disso, uma nova opção chamada "bússola" está sendo preparada.

Versão mais recente do ‘’Encontre Meu Dispositivo’’ tem novidades

Arquivos da versão mais recente do app ‘’Encontre Meu Dispositivo’’ receberam uma análise do site 9to5Google e foram identificadas várias linhas de código que podem indicar recursos que virão no futuro. É importante notar que o Google pode ou não implementar essas funcionalidades, desta forma, não se pode ter uma precisão sobre o lançamento de tais recursos.

Na última versão do aplicativo "Encontre Meu Dispositivo" para Android v3.1.148, o Google estabeleceu as bases para um novo recurso de "bússola". As linhas de código revelam que o app guiará o usuário na localização de um dispositivo com mensagens como "Vire à esquerda", "Vire à direita" e "O dispositivo está atrás de você".

Reprodução: YouTube
Reprodução: YouTube

Se presume que essa funcionalidade será utilizada em conjunto com rastreadores UWB, alinhando-se com a funcionalidade de realidade aumentada que está sendo desenvolvida há alguns meses. Seguem abaixo as linhas de código que revelam a adição da bússola no aplicativo:

  • xml Copiar código <string name="compass_view_back">O dispositivo está atrás de você</string>
  • <string name="compass_view_front">Use a bússola para encontrar o dispositivo.</string>
  • <string name="compass_view_left">Vire à esquerda</string>
  • <string name="compass_view_right">Vire à direita</string>

Além disso, a terminologia e as strings sugerem que essa pode ser uma atualização para a funcionalidade já existente de localização de rastreadores. O aplicativo "Encontre Meu Dispositivo" possui uma interface que auxilia na localização de rastreadores Bluetooth comuns, mas esta é bastante limitada. A nova funcionalidade poderia oferecer uma experiência mais avançada, sendo mais provável que seja aplicada a rastreadores com tecnologia UWB.