Outubro marca o Mês de Conscientização sobre Cibersegurança, e o Google Chrome apresentou novidades para os usuários. A gigante da tecnologia lançou uma série de atualizações que reforçam a segurança e a privacidade de quem usa o navegador mais usado no mundo. Dentre as novidades que mais me chamou atenção foi a sincronização de chaves de acesso entre PC e smartphone.
Chaves de acesso agora sincronizadas
Uma das principais novidades é a melhoria no gerenciamento de senhas. As chaves de acesso criadas no Gerenciador de senhas do Google agora são sincronizadas automaticamente entre computadores e dispositivos Android. Essa funcionalidade traz uma camada adicional de segurança para fazer login em aplicativos e sites, usando reconhecimento facial, impressão digital ou até mesmo o bloqueio de tela. A ideia é facilitar o processo de autenticação sem abrir mão da proteção.
Uma das grandes sacadas desse update é a capacidade de usar o bloqueio de tela do seu dispositivo Android ou um PIN para acessar as chaves de acesso em diferentes aparelhos, sem comprometer a segurança. O padrão é um PIN de seis dígitos, mas o usuário pode personalizar essa configuração conforme achar mais seguro.
- Ainda não criou chaves de acesso, comece por aqui;
Confirmação de segurança: agora ainda mais proativa
A Confirmação de segurança também passou por melhorias. Essa ferramenta age automaticamente em segundo plano para garantir a proteção dos usuários. Entre suas novas funções, estão a revogação automática de permissões de sites que não são mais usados, o que impede o monitoramento excessivo da sua atividade online.
Outra funcionalidade prática é o cancelamento automático de inscrições em notificações abusivas, um problema crescente para quem está cansado de ser bombardeado por pop-ups e mensagens irritantes. A Confirmação de segurança também identifica e alerta sobre extensões potencialmente perigosas, ajudando a evitar riscos antes mesmo que eles se concretizem.
Proteção em tempo real contra phishing e malware
Essa nova função é praticamente um antivírus, o Chrome agora oferece uma proteção aprimorada contra phishing e malware usando inteligência artificial. Esse recurso age em tempo real, monitorando possíveis ameaças de extensões, sites e arquivos maliciosos, oferecendo alertas mais rápidos e precisos.
Como ativar?
Para ativar essa proteção, basta ir ao menu do Chrome, acessar "Configurações" > "Privacidade e segurança" > "Segurança", e selecionar a Proteção reforçada na seção de Navegação segura.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.