Se você já precisou verificar a cotação do dólar, euro ou qualquer outra moeda nos últimos anos, provavelmente usou o conversor de moedas do Google. Bastava digitar algo como "dólar hoje" ou "5 dólares em reais" para ver o valor atualizado instantaneamente. Mas recentemente, muita gente se deparou com um problema: o conversor de moeda do Google parou de funcionar.

Se você também notou que a ferramenta sumiu, calma — você não está sozinho. Vamos te explicar o que está acontecendo, por que o Google tirou a função do ar e quais são as melhores alternativas para acompanhar a cotação do dólar hoje.

O que aconteceu com o conversor de moedas do Google?

O problema começou a ser percebido por usuários em todo o mundo no final de março e início de abril de 2025. Em vez de mostrar a tradicional caixa de conversão automática, o Google agora apenas apresenta links para sites externos, como Wise,com, XE.com ou Yahoo Finance, quando alguém pesquisa termos como "USD para BRL".

Essa é a tela quando você procura pelo conversor de moeda do Google. Imagem: Reprodução
Essa é a tela quando você procura pelo conversor de moeda do Google. Imagem: Reprodução

Segundo informações divulgadas por especialistas em tecnologia e reportagens internacionais, o Google está revisando a integração de dados financeiros em sua busca. A empresa tem sido alvo de duras críticas e questionamentos sobre a precisão das cotações em tempo real e, mais importante, sobre a responsabilidade legal de fornecer dados financeiros atualizados para milhões de usuários.

Além disso, questões envolvendo licenciamento de dados financeiros pesaram bastante. Grandes provedores de informações de mercado, como Bloomberg e Reuters, cobram taxas altíssimas para o uso comercial de dados de câmbio em tempo real. Para evitar conflitos e possíveis processos, o Google optou por retirar o conversor de moedas da busca — pelo menos por enquanto.

O Google vai voltar com o conversor de moedas?

Até o momento, não há um comunicado oficial do Google dizendo se teremos o retorno do conversor de moedas nativo na busca. Fontes ligadas ao setor dizem que a empresa estuda firmar novas parcerias para oferecer um serviço mais seguro e licenciado no futuro, mas não existe uma previsão para isso acontecer.

Ou seja, por enquanto, quem quiser consultar a cotação precisa recorrer a outros meios.

Quais opções existem para consultar o dólar hoje?

Já que o conversor de moeda do Google não está funcionando, a alternativa é usar outros serviços. Imagem: Reprodução
Já que o conversor de moeda do Google não está funcionando, a alternativa é usar outros serviços. Imagem: Reprodução

Existem boas alternativas para quem precisa acompanhar o câmbio no dia a dia, seja para viagens, investimentos ou compras internacionais.

As principais opções são:

  • Sites especializados em câmbio: Plataformas como o Dólar Hoje, Melhor Câmbio e Money Times trazem atualizações frequentes da cotação, tanto do dólar comercial quanto do turismo.

  • Aplicativos financeiros: Apps como o Wise, Remessa Online e o Bloomberg oferecem não apenas a cotação atualizada, mas também ferramentas para alertar sobre variações de preço.

  • Bancos digitais: Algumas contas digitais, como Nubank, Inter e C6 Bank, disponibilizam a cotação em tempo real pelo próprio aplicativo, principalmente para clientes que utilizam cartões internacionais ou contas globais.

  • Plataformas de investimento: Corretoras como a XP Investimentos, BTG Pactual e Clear também atualizam as cotações diariamente, ideais para quem opera dólar futuro ou investe em ativos atrelados à moeda americana.

  • Agências de câmbio físicas: Embora menos prático, é possível consultar o valor diretamente em casas de câmbio, que oferecem a cotação do dia — geralmente com uma margem adicional.

Dica importante:

Quando for pesquisar a cotação, verifique se o valor é dólar comercial (usado em transações entre bancos e empresas) ou dólar turismo (valor usado para compras físicas e viagens). O dólar turismo sempre é um pouco mais caro!

Como continuar fazendo conversão rápida de moedas?

Enquanto o Google não resolve a situação, uma solução prática é usar sites como:

Esses sites permitem converter valores rapidamente e até visualizar gráficos de variação histórica.

Ficamos na torcida para que a gigante de buscas encontre uma solução em breve e volte a oferecer essa funcionalidade tão útil diretamente na pesquisa.