Se você já procurou por PCs Custom, cheio das peças mais extravagantes possíveis e com visuais totalmente diferentes do que estamos acostumados a ver é bem provável que você já se deparou com as palavras "Sleeved Cables", mas o que seriam?
Sleeve é uma palavra do idioma Inglês, que significa "manga", como uma camiseta "manga longa", isto é, Sleeves são nada mais que cabos de fontes cobertos por "mangas" de diversos materiais para proporcionar um visual mais atraente não só aos cabos, mas como um complemento ao computador inteiro.
Este artigo não explicará como um Cabo sleeved é confeccionado, somente falará um pouco dos materiais, tipos e visuais.
Neste artigo estaremos usando cabos da Rise Mode que foram cedidos pela PlayerID, uma loja parceira da Oficina da Net e que tem muitas opções não só de cabos Sleeved mas também de periféricos e Hardware.
Os cabos da Rise Mode vieram nesta caixa que além de incluírem os cabos que vem em um lindo preto também vem com organizadores de cabos (foto abaixo), algo que é extremamente útil quando a idéia é ter um visual limpo e elegante.
Tipos de cabos Sleeved
Os cabos podem ser feitos com mais de um material, além da possibilidade de serem simples extensores ou cabos que saem diretamente da sua fonte.
Cabos Extensores
Os cabos da Rise Mode são do tipo Extensores, o que isso significa?
Isto significa que estes cabos não são plugados diretamente na sua fonte, mas sim nos cabos que saem da mesma. Você conecta uma ponta no conector da fonte e a outra vai pras suas peças.
Talvez você esteja se perguntando:
"Mas por quê não pegar cabos que saem direto de sua fonte? Vai ter menos cabos no gabinete!"
Você não está errado, porém nem todas as fontes são completamente modulares como é o caso da EVGA 750w GQ Plus Gold, que é Semi-Modular, nestes casos, a única opção é um cabo Sleeved extensor.
Outra vantagem de cabos extensores é que eles são muito mais baratos, em média 40% (isso mesmo, 60% mais barato) do valor de um cabo sleeved que vem direto da fonte para o computador. O segundo tipo de cabos Sleeved são os que vem direto da fonte. Como mencionado logo acima, eles são muito mais caros que os Extensores, porém o cable management se torna muito mais fácil e o visual muito mais atraente especialmente se você tem um gabinete que tem painel transparente em sua parte traseira. A qualidade dos cabos que vem direto das fontes também tende a ser um pouco maior já que mais cuidado é preciso na hora de confeccionar os cabos, digo pode pois sempre haverá exceções. Um cuidado que é necessário ter quando se trata de cabos que vem direto da fonte é o padrão da fabricante. Cabos para fontes Corsair são diferentes de fontes da Seasonic, que são diferentes de fontes da Cooler Master e assim adiante. Quando comprar um cabo que sai direto da fonte, LEMBRE-SE de verificar se o cabo foi feito para o modelo específico de fonte que será usada, já que eles diferem até dentro da mesma marca. Em geral, modders usam 2 tipos de materiais para fazer os sleeves. O material mais comum usado é o Paracord pois ele é muito mais barato que a alternativa, além de ter basicamente uma infinidade de cores e suas combinações. O outro material usado é o MDPC-X, um cabo plástico que tem um certo brilho em volta. Este tipo de sleeve é muito barato de se produzir já que você pode comprar o metro por cerca de 2 reais, facilitando muito a parte ecônomica do processo. Outra vantagem do paracord são as opções de cores disponíveis, por ser tecido as possibilidades de escolhas são quase infinitas e podem ter uma varidade gigante. O verdadeiro ponto fraco do paracord é que ele é tecido, ou seja, suja sem muitas dificuldades e pode ficar manchado e descolorir com o tempo, principalmente em regiões de alta umidade. Na foto abaixo, podemos notar que os cabos da Rise Mode são feitos usando este material.
Este sleeve tem uma aparência um pouco diferente do paracord, por ser feito interamente de plástico ele tem um visual brilhoso e dá a aparência de estar sempre novo mesmo depois de muito tempo de uso. Ele também não mancha e se caso aconteça de sujar é extremamente fácil de limpar, é só passar um pano e já está com a aparência de novo mais uma vez. Já mencionado antes no texto, os cabos que iremos usar aqui são do tipo Extensores, então encaixaremos eles nos cabos que vem da fonte para aí conectarmos ao hardware. O processo é simples e sua duração é basicamente zero já que é só encaixar e estamos prontos. No entanto, a mudança visual do computador em sí é grande e instantâneamente perceptível, a aparência final fica de muito mais elegância, quando antes o visual era muito mais rústico e simples. Neste caso não temos nenhum computador com configurações super extravagantes, na verdade este é meu computador pessoal e suas configurações não são de impressionar, porém também não deixam a desejar. Caso estejam curiosos, aqui vai a lista de configurações dele: Aqui deixarei outros computadores que tem cabos Sleeved e que são de uma aparência espetácular! Mais uma vez agrademos a PlayerID por nos enviar os cabos!Cabos direto da fonte
Materiais usados
Paracord
MDPC-X
Instalação e Visual