Se caso você já tenha assistido ao Roda Liso da RX 5700 XT, você já deve saber que ela Roda Super Liso a grande maioria dos jogos, se ainda não assistiu, tá esperando o quê? Assiste aí!
Com os modelos custom começando a aparecer no mercado, ficamos nos perguntando de como uma placa referência se sairia com Overclocking, e é isso que iremos descobrir. A RX 5700 XT SAPPHIRE, modelo testado aqui hoje usa o cooler referência da AMD, que é estilo blower e todo em metal. Será que ele dá conta? Bora descobrir.
Esta é a lista de jogos e benchmarks, ela é exatamente a mesma lista ao do Overclocking da RTX 2060 ASUS Dual Advanced:
- Assassin’s Creed Origins
- Rainbow Six: Siege
- Far Cry New Dawn
- Anthem
- Grand Theft Auto V
- Battlefield V
- Forza Horizon 4
- The Division
- Unigine Superposition
- 3DMark Time Spy
- V-Ray Benchmark
- Blender Benchmark
SORTEIO DA PCYES GTX 1050!
A RX 5700 XT SAPPHIRE Referência faz bastante overclock?
A RX 5700 XT SAPPHIRE Overclocked veio com o polêmico cooler estilo Blower em seu design de referência, a AMD diz que este cooler é eficiente o bastante para manter a placa fria sem causar transtornos, mas o Edge Temp chegando em 90ºC nos testes normais nos mostram o contrário, mas isso não é o que viemos discutir aqui. Vamos aos dados:
Estes dados são com o Overclock aplicado!
Durante os nossos testes, a placa chegou a temperatura máxima de 63ºC enquanto que o Edge Temp se manteve em 86ºC, isso com uma curva de fan extremamente agressiva. A placa atingiu 2040~2080Mhz de Boost Clock (Constante) na GPU, variação que já sabíamos que acontece nas placas da AMD, também teve consumo de 251W (pico) contra 205W em stock. As memórias infelizmente só subiram para 14480Mhz, e por último, seu ruído foi muito alto, mesmo com os fans em 60% já incomodava bastante, e tive que deixar ela constantemente chegar a 80% ou mais para garantir um bom resfriamento a placa.
Vamos para a ficha técnica da placa, que mostra como ela saiu de fábrica:
- Cores / Cuda: 2560
- Processo de fabricação: 7 nm
- Clock Base: 1605 Mhz
- Memória: 8GB GDDR6
- Clock de Memória Efetivo: 14000 Mhz
- TDP (Watts): 225W
AMD Radeon RX 5700 XT - Veja aqui a ficha técnica completa
Assista o Overclocking da RX 5700 XT em vídeo:
Além das especificações da placa, também temos as especificações do PC usado durante os benchmarks. Mais uma vez, não houve alteração desde o Roda Liso da RX 590, que foi o último.
- AMD Ryzen 2700x + Wraith RGB
- 2x8 GB Geil Super Luce 2933Mhz CL 16
- Asus B450M Prime
- Gigabyte B700H 80 Plus Bronze
- Kingston A400 480GB + Western Digital Blue 1 TB
Assassin's Creed Origins
1080P - Altíssimo
Assassin's Creed Origins | ||
Dados: | Stock | Overclocked |
FPS Médio | 56,7 | 57,2 |
FPS Mínimo | 45,9 | 43,6 |
FPS Máximo | 95,6 | 98 |
VRAM | 4439MB | 4436MB |
1% Low | 37,9 | 26,6 |
0.1% Low | 24,6 | 4,4 |
AC:O ainda somente Roda na RX 5700 XT SAPPHIRE Overclocked, o jogo é muito mal otimizado e considero a diferença de FPS basicamente nula, tenho 0% de ganho a mais no Overclock. Claro que isso acontece, pois a placa NUNCA chega a mais de 65% de uso, e assim não boostando ao máximo.
Rainbow Six: Siege
1080P - Ultra
Rainbow Six Siege | ||
Dados: | Stock | Overclocked |
FPS Médio | 228,7 | 231,6 |
FPS Mínimo | 164,2 | 165,5 |
FPS Máximo | 333,2 | 336 |
VRAM | 3669MB | 3586MB |
1% Low | 147 | 148,8 |
0.1% Low | 137,6 | 140,4 |
Rainbow Six Siege Roda Super Liso na RX 5700 XT SAPPHIRE Overclocked, e seus 1% e 0.1% Low altíssimos garantem extrema fluidez durante a jogatina, assim como no teste original. Neste jogo também considero o ganho de performance nulo, pois a margem é tão próxima que mal dá pra se dizer que há ganhos.
Far Cry New Dawn
1080P - Ultra
Far Cry New Dawn | ||
Dados: | Stock | Overclocked |
FPS Médio | 79,4 | 78,8 |
FPS Mínimo | 55 | 56,8 |
FPS Máximo | 125,7 | 124,3 |
VRAM | 4086MB | 4086MB |
1% Low | 55,9 | 56 |
0.1% Low | 37,5 | 52,5 |
Far Cry New Dawn continua no Roda Liso na RX 5700 XT SAPPHIRE Overclocked, houve inclusive a "perda" de 1 FPS na média, mas pequeno ganho no resto. Em geral, o resultado é o mesmo dos testes acima, diferença zero.
Anthem
1080P - Máximo
Anthem | ||
Dados: | Stock | Overclocked |
FPS Médio | 104,5 | 111,4 |
FPS Mínimo | 79,3 | 82,3 |
FPS Máximo | 140,7 | 147,8 |
VRAM | 4748MB | 4687MB |
1% Low | 64,4 | 68,6 |
0.1% Low | 24 | 42,4 |
Anthem Roda Super Liso na RX 5700 XT SAPPHIRE Overclocked e é o primeiro teste que mostrou alguma diferença com o Overclock, que mostrou aumento de performance de 6,6%, com grande melhora nos mínimos e Lows.
Grand Theft Auto V
1080P - Very High - Grass normal - MSAA x4
Grand Theft Auto V | ||
Dados: | Stock | Overclocked |
FPS Médio | 83,6 | 84,2 |
FPS Mínimo | 28,8 | 31,3 |
FPS Máximo | 129,5 | 132,6 |
VRAM | 4848MB | 4830MB |
1% Low | 47,5 | 47,7 |
0.1% Low | 24,8 | 29 |
Grand Theft Auto V Roda Liso na RX 5700 XT SAPPHIRE Overclocked, e apresentou basicamente o mesmo resultado de Rainbow Six Siege e Far Cry New Dawn depois de fazer o OC, com diferença de performance tão pequena que acaba entrando na margem de erro.
Battlefield V
1080P - Ultra
Battlefield V | ||
Dados: | Stock | Overclocked |
FPS Médio | 127,1 | 121,8 |
FPS Mínimo | 115 | 106,3 |
FPS Máximo | 151,9 | 140,5 |
VRAM | 4095MB | 4532MB |
1% Low | 98,6 | 75,2 |
0.1% Low | 40,2 | 43,3 |
Battlefield V Roda Super Liso na RX 5700 XT SAPPHIRE Overclocked, mas tivemos um caso contrário: perda de performance. Não sei exatamente o que aconteceu aqui, mas estes foram os resultados pós OC, e eles não estão invertidos. Neste caso, perdemos 4% de performance.
Forza Horizon 4
1080P - Máximo - MSAA x2
Forza Horizon 4 | ||
Dados: | Stock | Overclocked |
FPS Médio | 123 | 125,6 |
FPS Mínimo | 105,9 | 107,3 |
FPS Máximo | 150,9 | 154,2 |
VRAM | 4340MB | 4300MB |
1% Low | - | - |
0.1% Low | - | - |
Forza Horizon 4 mantém Roda Super Liso na RX 5700 XT SAPPHIRE Overclocked, e quebra recordes de performance mais uma vez no Forza Horizon 4, aumentando pra 125,6 FPS de média, o maior que já vimos. Mas, no final, os 2% a mais de performance são basicamente insignificantes.
The Division
1080P - Ultra - V-Sync OFF
The Division | ||
Dados: | Stock | Overclocked |
FPS Médio | 116,9 | 120 |
FPS Mínimo | 77,9 | 82,6 |
FPS Máximo | 179,2 | 190,4 |
VRAM | 3513MB | 3431MB |
1% Low | 73,5 | 77 |
0.1% Low | 56,1 | 58,7 |
The Division Roda Super Liso na RX 5700 XT SAPPHIRE Overclocked, com ganho de 2,6%, mantendo mais FPS em todas as faixas testadas.
Unigine Superposition
1080P / 1440P - Extreme
Unigine Superposition | ||
Dados: | Stock | Overclocked |
1080P Extreme | 5052 Pontos | 5516 Pontos |
VRAM | 3805MB | 3800MB |
1440P Extreme | 2924 Pontos | 3191 Pontos |
VRAM | 4100MB | 4128MB |
Por trabalhar com o sistema de pontuação, este benchmark serve para termos de comparações, não recebendo nenhum selo. Para não dizer que o Overclock foi em vão, em Benchmark dedicados, conseguimos ver a melhora em performance. Tanto em 1080P quanto em 1440P, o ganho de performance foi de 9,1%.
3DMark Time Spy (DirectX 12)
1080P - Filtro Anisotrópico
3DMark Time Spy (DX12) | ||
Dados: | Stock | Overclocked |
Pontuação Gráfica | 12534 | 13602 |
Por trabalhar com o sistema de pontuação, este benchmark serve para termos de comparações, não recebendo nenhum selo. Assim como o Superposition logo acima, o 3DMark também desfrutou do overclock, garantindo 8,5% a mais de desempenho.
V-Ray Render (Standalone)
Configurações padrão
V-Ray Benchmark (Standalone) | ||
Dados: | Stock | Overclocked |
Pontos em 1 minuto | Não tem Suporte | Não tem suporte |
Por trabalhar com o sistema de pontuação, este benchmark serve para termos de comparações, não recebendo nenhum selo. E como não há suporte, este benchmark não é contabilizado.
Blender BMW/Classroom
Configurações padrão
Blender Benchmark | ||
Dados: | Stock | Overclocked |
BMW | 01:21;00 | 01:21;32 |
Classroom | 10:05;87 | 10:06;00 |
Por trabalhar com tempo de renderização, este benchmark serve para termos de comparações, não recebendo nenhum selo. Também é possível observar que não houve nenhum ganho, com a variação sendo algo natural do render.
Veredito
Antes de mais nada, vamos verificar essa tabela abaixo com os resultados dos testes após o Overclock:
Jogo / Benchmark | FPS Méd | FPS Mín | FPS Máx | Selo |
Assassin's Creed Origins | 57,2 FPS | 43,6 FPS | 98 FPS | Roda |
Anthem | 111,4 FPS | 82,3 FPS | 147,8 FPS | Roda Super Liso |
Battlefield V | 121,8 FPS | 106,3 FPS | 140,5 FPS | Roda Super Liso |
Far Cry New Dawn | 78,8 FPS | 56,8 FPS | 124,3 FPS | Roda Liso |
Forza Horizon 4 | 125,6 FPS | 107,3 FPS | 154,2 FPS | Roda Super Liso |
Grand Theft Auto V | 84,2 FPS | 31,3 FPS | 132,6 FPS | Roda Liso |
Rainbow Six Siege | 231,6 FPS | 165,5 FPS | 336 FPS | Roda Super Liso |
The Division | 120 FPS | 82,6 FPS | 190,4 FPS | Roda Super Liso |
Blender | BMW: 01:21;32 - Classroom: 10:06;00 | |||
Unigine Superposition | 5516 (1080P) - 3191 (1440P) pontos | |||
Time Spy | 13602 pontos | |||
V-Ray Benchmark | Pontos em 1 minuto: Não tem suporte |
Agora que já temos mais que uma placa de vídeo com overclock para comparar, sabemos que a RX 5700 XT Referência fica acima da 2060 Dual Advanced com OC no ranking, agora é esperar para ver como a 5700 e as Nvidia Super se posicionam.
Fica mais que claro que a RX 5700 XT se posiciona acima da RTX 2060, competindo com a RTX 2060 Super que ainda faremos testes. Neste momento, a placa da AMD lidera o ranking de overclocks.
Concluindo os testes, em jogos tivemos somente 1% de ganho em performance, e para ser honesto, se caso você tenha uma placa referência e só joga, é melhor deixar ela stock e aproveitar sua força bruta, pois o barulho a mais aliado ao pouco ganho em performance não valem o esforço.
Nos testes sintéticos a história muda um pouco, a média de ganho ficou de 6,6%, com 9,1% no Unigine Superposition, 8,5% no Time Spy e 0% no Blender, com o V-Ray não contando ao cálculo.
A média geral fica em 3,8% em ganho de desempenho, e para ser honesto, não valem a pena. Se você pensa em fazer Overclock em uma RX 5700 XT, recomendo ir para um design custom, como a XFX THICC ou a SAPPHIRE Pulse XT. Para Overclocking, Não Indico a RX 5700 XT modelo referência, mesmo ela garantindo o Roda Super Liso.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.