Há algumas semanas, muitos dos usuários da terceira geração dos processadores AMD Ryzen reportaram que as CPUs não atingiam as velocidades divulgadas tanto no site oficial quanto em varejistas, e que em alguns casos mais severos, por uma margem muito menor.
Até o momento, a fabricante não havia dito muita coisa sobre o problema, até hoje, quando anunciou um novo driver de BIOS para as placas-mãe que arruma estes problemas. Ela também aproveitou para dizer que o fato da maioria dos processadores não chegarem até as velocidades divulgadas não tinha nenhuma relação a segurança de operação dos componentes, botando para fora de campo qualquer tipo de rumor sobre isso.
O anúncio vem diretamente da AMD, que postou em seu blog uma série de explicações sobre o que os drivers afetam, quais as possíveis diferenças de performance que podemos ver e também explica um pouco da situação atual. Você pode ler o post original diretamente do fórum da AMD, basta clicar neste Hyperlink aqui.
A marca espera lançar o novo software de atualização pelo dia 30 de setembro, além de deixar a SDK pública para futuro desenvolvimento.
Sites como Tom'sHardware já conseguiram pôr suas mãos em drivers betas vazados em fóruns, e também já realizaram testes tanto com um Ryzen 7 3700x quanto com um Ryzen 9 3900x, e eles mostram que junto com maior clock, também vieram maiores temperaturas.
Testes e imagens por Tom'sHardware
Devo ressaltar que este driver é uma versão beta que foi vazada em um fórum da internet, e não um programa oficial que você pode baixar diretamente no site da AMD. É possível que o driver oficial tenha otimizações grandes se comparado ao que o Tom's testou, e que estes otimizações tragam as temperaturas para um nível mais realista.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.