Assim como visto no nosso quadro Roda Liso, onde fazemos reviews/benchmarks de celulares e placas de vídeo, o nosso processador da plataforma de testes, um Ryzen 7 2700x, não conseguiu acompanhar o último lançamento em questão de placas de vídeo da Nvidia.
Felizmente, a AMD nos mandou um dos seus novos processadores da série 3000, o Ryzen 5 3600X, e já atualizamos a nossa placa mãe ASUS Prime B450-Plus para poder suportá-lo. Mas será que este processador mediano, que custa cerca de R$ 1300, consegue acompanhar uma RTX 2080 Super Galax EX? Essa foi uma pergunta que vários de vocês já nos fizeram, tanto nos vídeos quanto em fóruns e no site, e pretendemos responder ela neste post, chega mais!
Se caso não tenha ainda visto como a 2080 Super se comporta com um Ryzen 7 2700x, recomendo fortemente assistir a este vídeo, assim você terá uma boa base e um melhor entendimento dos resultados visto nos testes de hoje.
Antes de mais nada, vamos dar uma olhada nas especificações tanto da placa de vídeo quanto do processador, e por ainda não termos apresentado um dos novos processadores da AMD, iremos começar por ele:
- 6 Núcleos / 12 Threads;
- 3.8 Ghz Base Clock / 4.4 Ghz Boost Clock;
- 32MB de L3 Cache;
- Processo de Fabricação de 7nm;
- TDP 95W;
- Cooler Wraith Spire incluso na caixa.
Agora que já demos uma olhada nas especificações do processador, vamos ver como a placa de vídeo fica na questão técnica:
- Cores / Cuda: 3072 / 63 RT
- Processo de fabricação: 12 nm
- Clock Base: 1650 Mhz
- Memória: 8GB GDDR6
- Clock de Memória Efetivo: 15500 Mhz
- TDP (Watts): 215W
Galax RTX 2080 Super EX - Veja aqui a ficha técnica completa
Claro que as especificações técnicas de um processador e uma placa de vídeo não são nada comparáveis, mas lhes apresento estes dados de qualquer forma, só para deixar mais claro caso comparem com outros produtos.
Agora que já sabemos quase tudo tanto sobre a placa quanto sobre o processador, vamos a nossa configuração final do PC:
- AMD Ryzen 5 3600X + Wraith RGB
- Galax RTX 2080 Super EX
- 2x8 GB Geil Super Luce 3000Mhz CL 16
- Asus B450M Prime
- Gigabyte B700H 80 Plus Bronze
- Kingston A400 480GB + Western Digital Blue 1 TB
Mas agora chega de falar sobre configurações do PC e dos componentes dentro deles, vamos direto aos resultados, que você pode conferir em vídeo também!
Metro Exodus
1080P - Ultra
Metro Exodus | |
Dados: | Stock |
FPS Médio | 78 |
FPS Mínimo | 58.3 |
FPS Máximo | 189 |
VRAM | 3165MB |
1% Low | 57 |
0.1% Low | 39.5 |
Em Metro Exodus tivemos o uso de GPU entre 91 e 98%, com a maior parte do tempo se mantendo em 96%. Excelente consistência de frames, com bons mínimos, 1% e 0.1% Low foi o que tivemos, e aqui pudemos ver que não houve nenhum gargalo e a placa de vídeo trabalhou tranquilamente.
Counter Strike: Global Offensive
1080P - Máximo - MSAA x4
Counter Strike: Global Offensive | |
Dados: | Stock |
FPS Médio | 386.6 |
FPS Mínimo | 136.2 |
FPS Máximo | 887.6 |
VRAM | 1428MB |
1% Low | 109.9 |
0.1% Low | 92.6 |
Em CSGO, se comparado ao 2700x, tivemos ganho substancial e pudemos ver tanto a CPU quanto a GPU espichar um pouquinho as pernas, e isso é mostrado com o FPS máximo que ficou ridiculamente alto, assim como a média ficou muito boa e comparável a CPUs da Intel, que era a rainha suprema do game em questão de performance.
Rainbow Six: Siege
1080P - Ultra
Rainbow Six Siege | |
Dados: | Stock |
FPS Médio | 263.7 |
FPS Mínimo | 186.6 |
FPS Máximo | 337.7 |
VRAM | 3381MB |
1% Low | 179.4 |
0.1% Low | 131.3 |
Rainbow Six Siege foi um caso bem parecido ao de CS:GO, ocasionando um aumento considerável de FPS. Nossa média teve aumento de 40 FPS se comparado ao desempenho da placa em conjunto com um Ryzen 7 2700x, fora os aumentos na máximas, mínimas e 1% Low também.
For Honor
1080P - Extreme
For Honor | |
Dados: | Stock |
FPS Médio | 167.3 |
FPS Mínimo | 103.5 |
FPS Máximo | 235.9 |
VRAM | 2293MB |
1% Low | 103.7 |
0.1% Low | 58.2 |
Em For Honor mantivemos excelente uso de GPU, ficando entre 90 e 99% de uso basicamente o tempo todo. Até o momento não tivemos gargalo e os resultados tem se mostrado muito bons.
Grand Theft Auto V
1080P - Very High - Grass normal - MSAA x4
Grand Theft Auto V | |
Dados: | Stock |
FPS Médio | 106 |
FPS Mínimo | 18.9 |
FPS Máximo | 159.1 |
VRAM | 4257MB |
1% Low | 62.6 |
0.1% Low | 52.6 |
GTA V infelizmente acabou com a nossa sequência de bons resultados, com um Bottleneck claramente visível. O uso de GPU nunca chegou aos 99% - que seria o máximo - e a média ficou nos 70%. Claro que a nossa média ainda é boa, com mais de 100FPS, mas ainda há bastante espaço para melhorias.
Battlefield V
1080P - Ultra
Battlefield V | |
Dados: | Stock |
FPS Médio | 126.1 |
FPS Mínimo | 106.2 |
FPS Máximo | 153.4 |
VRAM | 4339MB |
1% Low | 73.9 |
0.1% Low | 40.1 |
Battlefield V foi outro jogo que também sofreu novamente com Bottleneck na CPU, com o uso da placa ficando em 80% e o FPS entre 120 e 130. Se caso o Ryzen 5 3600X tirasse todo o poder disponível da 2080 Super, veríamos a média subir para 140 a 150 FPS.
Anthem
1080P - Máximo
Battlefield V | |
Dados: | Stock |
FPS Médio | 119.2 |
FPS Mínimo | 85.7 |
FPS Máximo | 168.9 |
VRAM | 4061MB |
1% Low | 65.7 |
0.1% Low | 17.6 |
Em Anthem tivemos nosso terceiro caso de limitação do uso de GPU, com cerca de 10-15% de performance perdida na limitação, algo que definitivamente não queremos ver quando comprados uma placa de vídeo de mais de R$ 4000.
Forza Horizon 4
1080P - Máximo - MSAA x2
Battlefield V | |
Dados: | Stock |
FPS Médio | 143.3 |
FPS Mínimo | 124.2 |
FPS Máximo | 173.1 |
VRAM | 3830MB |
1% Low | - |
0.1% Low | - |
FH4 nos remete aos primeiros jogos que testamos aqui no post, onde não houve bottleneck e os FPS se manteram lá em cima, assim como o uso de GPU, ainda mais com o último patch que saiu para o jogo, que melhorou consideravelmente a performance das placas RTX, algo que eu já havia mencionado no Roda Liso - quadro aqui do site.
The Division
1080P - Ultra - V-Sync OFF
Battlefield V | |
Dados: | Stock |
FPS Médio | 134 |
FPS Mínimo | 92.5 |
FPS Máximo | 175.5 |
VRAM | 3335B |
1% Low | 82.6 |
0.1% Low | 63.6 |
E para terminar nossa bateria de testes, TD mostrou sua boa otimização por manter o uso de GPU acima dos 90%, além das excelentes marcas de frames. Já sabíamos que não haveria bottleneck neste título pois o mesmo já não apresentava o problema com uma CPU "inferior".
Qual o veredito?
Alguns bons resultados não apagam a imagem geral, em Full HD o 3600X tem dificuldade de levar a 2080 Super em vários jogos, perdendo mais de 30% de performance da placa em algumas ocasiões. Claro que aumentar a resolução seria uma alternativa para diminuir essa limitação, mas este não era o intuito deste teste, e sim verificar se o Ryzen 5 3600X poderia limitar a 2080 Super de alguma maneira, e comprovamos que este foi sim o caso.
Mesmo sendo um excelente processador pelo preço, e que faria um ótimo par com outras placas de vídeo como uma 2060 Super ou uma RX 5700 XT, ele infelizmente não consegue acompanhar as topos de linha do mercado em jogos com a resolução de 1920x1080p, mas para ser honesto a gente não tinha grandes esperanças, afinal estamos comparando um processador quase de entrada com uma placa de vídeo topo de linha.
O que ficamos da dúvida é se o 3700X, processador que tecnicamente falando seria uma excelente combinação com a placa, vai aguentar toda a potência ou se ele também limitará a placa de vídeo em Full HD, e isso só saberemos nos próximos testes aqui no site, então fiquem atentos!
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