Se você tem um MacBook ou iMac antigo e lento, a melhor coisa que você pode fazer para dar uma nova vida a ele é substituir o disco rígido giratório tradicional (HD) por um disco de estado sólido (SSD). Embora os Macs tenham reputação de serem difíceis de reparar, mas isso nem sempre é verdade. O disco rígido (ou SSD) é um componente que você geralmente pode substituir, especialmente em Macs mais antigos. Veja como descobrir se você pode substituir o seu e como fazer isso.
Trocar o HD por um SSD pode turbinar seu iMac ou MacBook antigo?
Há uma razão para que todos os computadores modernos usem SSDs. Eles são mais eficientes em termos energéticos, mais confiáveis e mais silenciosos do que os discos rígidos com discos giratórios magnéticos. Além disso eles não são tão caros.
A troca do HD antigo por um SSD moderno é surpreendentemente acessível e resulta em um desempenho de até cinco vezes mais rápido: Um SSD de 480 GB da respeitável marca Crucial (que eu recomendo e utilizo no meu iMac) pode ser adquirido por pouco mais de R$ 300, enquanto opções de 1 TB estão disponíveis por cerca de R$ 800 - ambos consideravelmente mais baratos que um novo MacBook. Também é muito fácil de trocar, mesmo que você não conheça o hardware de um Mac.
Uma nova unidade SSD para o seu Mac causará um impacto instantâneo. Os aplicativos serão iniciados mais rapidamente, os arquivos serão salvos mais rápido e a multitarefa será uma experiência muito mais suave.
Qual o modelo do seu Mac?
Antes de fazer qualquer coisa, você precisa ter certeza de qual modelo de Mac você possui. Apenas chamá-lo de MacBook Pro não é suficiente, pois existem vários modelos de MacBook Pró diferentes, de vários anos. Para descobrir qual seu modelo, clique no logotipo da Apple, no canto superior esquerdo da barra de menus e selecione a opção "Sobre este Mac".
Na guia Visão geral, você verá o modelo exato do seu Mac.
Isso ajudará você a descobrir se pode atualizar o disco rígido do seu Mac e a encontrar as peças certas, através de uma pesquisa sobre seu modelo exato.
Quais Macs você pode atualizar?
Se o seu Mac for mais antigo, você certamente poderá atualizar o disco rígido, mas nem todos os modelos mais novos podem ser atualizados. Os novos Macs que você pode atualizar são:
- MacBook Core 2 Duo
- MacBook Unibody
- MacBook Pro 13 ″ (2009-2012)
- MacBook Pro 13 "com tela Retina (final de 2012 a início de 2015)
- MacBook Pro 15 ″ (2008-2012)
- MacBook Pro 15 ″ com tela Retina (meados de 2012 a meados de 2015)
- MacBook Pro 17 ″ (todos os modelos)
- MacBook Air 11 ″ (todos os modelos)
- MacBook Air 13 ″ (todos os modelos)
- Mac Mini (todos os modelos)
- iMac (todos os modelos)
- iMac Pro (todos os modelos)
- Mac Pro (todos os modelos)
Isso significa que os modelos de Mac nos quais você não pode atualizar o disco rígido são:
- MacBook Retina (todos os modelos)
- MacBook Pro 13" (2016-2017)
- MacBook Pro 13" com barra de toque (todos os modelos)
- MacBook Pro de 15" com barra de toque (todos os modelos)
Isso pode mudar se um fabricante terceirizado conseguir criar um disco rígido compatível, mas, por enquanto, você precisará ir a uma Apple Store ou a um fornecedor de serviços autorizado da Apple se precisar substituir o disco rígido.
O que considerar ao escolher um SSD do MacBook Pro
Para colher os benefícios de um SSD, você precisa de uma unidade que esteja pronta para a tarefa. Aqui está o que considerar:
-
Velocidade de leitura / gravação - os SSDs são classificados quanto à velocidade de leitura e gravação. Quanto maior a velocidade, melhor o desempenho. Algo na faixa de 500 MB ou mais é bom, embora a velocidade real seja cerca de um terço a menos do que o anunciado.
-
Memória - MLC (célula de vários níveis) e SLC (célula de nível único) são as duas opções disponíveis. O primeiro é mais barato e capaz de conter mais informações, mas o segundo é mais confiável.
-
Capacidade - Obtenha o máximo de espaço possível. Quanto maior a capacidade de um SSD, mais ele beneficiará o desempenho do Mac.
-
Confiabilidade - Leia os comentários. Veja o que os especialistas e outros usuários dizem sobre o desempenho e a confiabilidade do SSD. Você normalmente verá que os SSDs de marcas famosas são os mais recomendados. Samsung, SanDisk, Crucial, KingSpec e Transcend são marcas de destaque.
Considere aumentar a memória RAM
Existem dois itens internos do seu MacBook e iMac que impactam na velocidade e poder de processamento: o HD/SSD e a memória RAM. Corrija ambos, e você poderá fazer o seu Mac funcionar como um equipamento novo.
Você precisa de pelo menos 8 GB de RAM para o macOS Catalina. Se você tiver 10GB ou 12GB, a máquina ficará boa. 16GB deixará ela incrível. Entretanto, se você escolher entre atualizar a RAM ou o SSD, escolha comprar um novo SSD. Com 8 GB e um SSD você já terá um Mac super veloz.
A atualização de RAM é fácil, mas trocar o HD por um SSD é um pouco mais difícil. Entretanto, não é impossível.
Como trocar o HD por um SSD no macOS
Embora seja possível substituir o disco rígido em qualquer Mac não listado acima, a dificuldade varia muito com o modelo. O MacBook é projetado para substituir seu disco rígido facilmente, enquanto um iMac exige que você remova a tela inteira.
Se você não se sentir seguro para aplicar as técnicas necessárias se substituição correta, considere pedir ajuda a um amigo mais qualificado ou até mesmo procurar profissionais.
Lembrando que depois de atualizar o disco rígido, você precisará instalar o macOS novamente.