Após o anúncio da nova linha de processadores para notebook - séries 4000H e 4000U - a AMD aproveitou o momento e "jogou uma bomba" no mercado de processadores para Workstations: o novo Ryzen Threadripper 3990X, que conta com absurdos 64 Núcleos e 128 Threads.
Em um simples teste do Cinebench R20, que pode ser baixado de graça na Microsoft Store, sem necessidade de Login, o novo processador para o mercado HEDT da AMD bateu a marca dos 25.000 pontos, algo nunca visto antes.

Além do enorme número de núcleos dentro do processador, ele ainda conta com 288MB de Cache, Boost Clock de até 4.3Ghz, PCIe 4.0 e ridículos 280W de TDP ao preço de "apenas" 3990USD.
O preço assusta na primeira olhada, mas como a própria marca mostrou durante a apresentação, o nível de performance se comparado a sua competição é altíssimo. Em um teste de Render utilizando o V-Ray, software de renderização de Objetos e Espaços em 3D, o 3990X custando 3.990USD chega a ser 30% mais rápido que 2 Intel Xeon Platinum 8280, que custam 20.000USD combinados.
Com este nível de performance, a empresa começa a criar dúvidas sobre o porquê de comprar um processador da série EPYC, que além de não oferecerem performance comparável aos Threadripper de terceira geração, custam quase o dobro do preço. A única vantagem que podemos ver seria a possibilidade de utilizar mais RAM, já que os novos modelos Threadripper ficam limitados a 128GB DDR4.
Este novo "monstro" da marca chega ao mercado já em fevereiro deste ano, então se você está precisando de um "Mini Super-Computador", já sabe que não vai precisar esperar muito.