Muitos usuários do computador de baixo custo Raspberry Pi, tem reclamado de dificuldades para rodar o programa do Netflix. Isso ocorre devido à reprodução de vídeos do serviço de streaming depender do DRM (Digital Rights Management ou Gerenciamento de Direitos Digitais), que costuma ser distribuído para plataformas fechadas.
Neste guia será utilizado um plug-in para o media center Kodi. De acordo com o site pimylifeup, a combinação do plug-in com o Kodi foi uma das melhores soluções para que a reprodução de vídeos d Netflix seja executada com sucesso no Raspeberry Pi.
É possível utilizar sistemas operacionais que já possuem o Kodi, como o OSMC. Entretanto, neste tutorial será utilizado o SO Raspbian (veja como instalar aqui).
Lista de equipamentos:
Abaixo está a lista de todos os equipamentos necessários para concluir este tutorial.
Recomendado
- Raspberry Pi 2, 3 ou 4
- Cartão Micro SD de 16 GB ou mais recomendado
- Fonte de energia
- Teclado USB
- Mouse USB
- Cabo HDMI
- Cabo Ethernet ou dongle WiFi (o Pi 3 e 4 possui WiFi embutido)
Opcional
- Raspberry Pi Case
Configurando o Raspberry Pi para instalar o Netflix
1 - A primeira coisa que devemos fazer é atualizar todos os pacotes já instalados no Raspberry Pi. Isso garantirá que algum pacote desatualizado cause problemas durante o tutorial. Para atualizar todos os pacotes, execute os dois comandos a seguir:
sudo apt update
sudo apt upgrade
2 - Depois de instalar a atualização de todos os pacotes possíveis, instalaremos o Kodi no Raspberry Pi. A escolha deste programa é devido a sua confiabilidade para acessar o Netflix no Raspberry. Existem métodos onde se utilizam navegadores para rodar o serviço de streaming, porem há frequentemente problemas de mal funcionamento e são difíceis de configurar.
Caso você utilize o SO OSMC, pule esta etapa, pois o Kodi já está instalado.
Para que a instalação do Kodi e os pacotes necessários, execute o comando a seguir:
sudo apt install kodi kodi-peripheral-joystick kodi-pvr-iptvsimple kodi-inputstream-adaptive kodi-inputstream-rtmp
Observe que instalaremos diversos outros pacotes com o Kodi. Eles servirão para que o plug-in do Netflix no Kodi funcione corretamente no Netflix.
3 - Agora será necessário instalar alguns pacotes extras. Estes pacotes possuem um gerenciador de pacotes Python "pip", além de alguns extras para ser possível executar o plug-in do Netflix. Execute o comando a seguir para instalar os pacotes necessários:
sudo apt install build-essential python-pip python-dev libffi-dev libssl-dev libnss3
4 - Agora, instale os pacotes Python necessários para o plug-in da Netflix para o Kodi. Instalaremos os pacotes utilizando o gerenciador de pacotes pip. Utilize o seguinte comando para instalar os pacotes:
sudo pip install setuptools wheel pycryptodomex
5 - Com os pacotes instalados, será necessário agora realizar o download do CastagnaIT. Este programa possibilitará a instalação do plug-in Netflix no Kodi e atualizá-lo de maneira automática. Para baixar a versão mais recente diretamente do projeto no GitHub, execute o seguinte comando:
wget https://github.com/castagnait/repository.castagnait/raw/master/repository.castagnait-1.0.0.zip
Adicionando o CastagnaIT no Kodi para instalar o plug-in do Netflix
Aqui será feito o passo a passo para utilizar os pacotes instalados acima para que seja possível executar o Netflix no Raspberry Pi.
1 - A primeira coisa a ser feita é abrir o Kodi no Raspberry Pi. Para fazer isso, clique no ícone do menu iniciar que está em cima do lado esquerdo, passe o mouse em cima de "Som e vídeo" e clique em "Kodi".
2 - Antes de começar, será preciso alterar as configurações do Kodi para permitir a instalação de programas desconhecidos. Para isso, será necessário abrir a página de configurações do Kodi. Caso esteja utilizando o tema padrão do Kodi, o botão para acessar as configurações é o símbolo de uma engrenagem, que está localizado em cima do lado esquerdo.
3 - No menu, selecione "System" localizado no canto direito embaixo da tela.
4 - Clique em "Add-nos" que está localizado na barra lateral do lado esquerdo.
5 - Agora ative a opção "Unknown sources". Ao fazer isso aparecerá alguns avisos. Ignore eles. Feita a ativação, pressione "Esc" para voltar a página de configurações. Esta opção permitirá que seja possível instalar o CastagnaIT que foi baixado anteriormente.
6 - Na página inicial, clique no botão "Add-ons". Ao fazer isso, você será direcionado para a página de configurações de "Add-nos" que permitirá instalar o CastagnaIT, programa responsável por permitir o download do plug-in do Netflix para o Raspberry Pi.
7 - Na página de configurações de "Add-nos", selecione a opção "Install from zip file" para continuar.
8 - Com a janela de instalação aberta, clique em "Home folder", pois é o local onde está o programa CastagnaIT.
9 - Role para baixo até achar o arquivo chamado "repository.castagnait-1.0.0.zip" para instalá-lo.
Instalando o plug-in do Netflix no Raspberry Pi
1 - Com o CastagnaIT instalado no Raspberry Pi, será possível instalar o plug-in do Netflix no Kodi. Para isso, selecione a opção "Install from repositor" na página "Add-ons".
2 - No menu, procure pela opção "CastagnaIT Repository" e selecione.
3 - Com o CastagnaIT aberto, abra a categoria "Video add-ons"
4 - Nesta janela, basta selecionar o plug-in "Netflix".
5 - Selecione o botão "Install" em baixo no canto direito da tela.
6 - Selecione "Ok". O processo de instalação pode demorar um pouco, pois será instalado diversos complementos adicionais.
7 - Após instalar o plug-in do Netflix, ative o plug-in "Adaptive Inputstream". Para fazer isso, acesse a página "My Add-ons".
8 - Na página "My Add-ons", selecione a categoria "VideoPlayer Inputstream".
9 - Agora selecione o plug-in "InputStream Adaptive". Ele é o responsável por transmitir os dados de vídeo dos servidores do Netflix para o Raspberry Pi.
10 - Nesta tela, selecione o botão "Enable" para ativar o plug-in "InputStream Adaptive". Feito isso, volte para a tela principal para realizar o próximo passo.
Rodando o Netflix no Raspberry Pi
1 - No menu principal, selecione "Add-ons" na barra lateral. Na página "Add-ons" selecione "Netflix" para abrir o "Add-on" do Netflix.
Ao abrir pela primeira vez o Netflix, será solicitado os detalhes para login. Insira-os.
2 - Com o "Add-on" do Netflix aberto, escolha uma série ou filme para assistir. Ao reproduzir pela primeira vez algum vídeo, será necessário instalar os módulos DRM que o plug-in exige para funcionar. Sem os módulos não será possível transmitir via streaming.
3 - Você será então notificado de que é necessário o Widevine CDM, selecione o botão "Install Widevine" para instalá-lo.
4 - Aparecerá outra notificação dizendo que é necessário pelo menos 3,1GB de espaço livre para a instalação. O motivo disso é que o instalador precisa conseguir o Widevine CDM a partir da imagem do ChromeOS. Selecione "yes" para continuar com a instalação.
5 - Antes de iniciar o processo de instalação para utilizar o Netflix, você terá de concordar com os termos de EULA do Google. Selecione "I Accept" e continue o download.
6 - Agora aparecerá uma mensagem informando que o plug-in necessita de utilizar ferramentas com permissões de root para extrair o arquivo necessário da imagem do ChromeOS. Para continuar selecione "I Accept".
7 - Espere o processo de download e extração terminar. O processo pode demorar um bom tempo. Pode parecer em certos momentos que a barra de progresso travou, mas continue esperando.
8 - Após a instalação do Widevine concluída, você poderá assistir a qualquer série e filme no Netflix em seu Raspberry Pi.
Gostou? Comentei abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!
Não esqueça de conferir nossos artigos sobre o Raspberry Pi 4: