Há algumas semanas atrás a Saberent anunciou seu novo SSD PCIe Rocket 4 Plus com uma leitura sequencial de 7000Mb/s e uma escrita sequencial de 6850Mb/s. Agora, a Adata, para não ficar para trás na onda de SSDs PCIe 4, anunciou o XPG Gammix S70, que possui uma leitura de 7400Mb/s e uma escrita de 6400Mb/s, mostrando do que é capaz. Ambos os modelos das fabricantes possuem velocidades de leitura e escrita superiores aos Samsung 980 Pro, porém não há como afirmar que estes serão melhores que os da fabricantes sul coreana de memórias na pratica, pois há outros fatores que influenciarão na performance e são necessários testes para saber como o hardware se comportará.

O PCIe 4 está ganhando cada vez mais opções de SSDs no mercado. Inicialmente os SSDs desta categoria possuíam uma velocidade de leitura e gravação de aproximadamente 5000Mb/s (ou 5GB/s, caso prefira). Entretanto, após os primeiros lançamentos, surgiram modelos ainda mais velozes, como é o caso do Gammix S70, o Sabrent Rocket 4 e o Samsung 980 Pro. Confira abaixo como estes SSDs se comparam em termos de especificações:

  • Adata XPG Gammix S70 - leituras de 7.400 MB / s, gravações de 6.400 MB / s
  • Sabrent Rocket 4—7.000 MB / s de leituras, 6.850 MB / s de gravações
  • Samsung 980 Pro - 7.000 MB / s de leituras, 5.000 MB / s de gravações

Embora haja uma diferença de algumas centenas de Mb/s entre os SSDs, na prática isso provavelmente não será notado pelo usuário. O que reforça o fato de que o que trará realmente a diferença será a arquitetura implementada, a qualidade dos chips e como é a eficiência do resfriamento das unidades. Ou seja, realmente só será possível saber a real capacidade destes SSDs através de testes.

Sistema de resfriamento do SSD Adata XPG Gammix S70. Fonte: overclock3d

Disponibilidade e lançamento

Infelizmente a Adata ainda não anunciou uma data de lançamento e nem valores que irá cobrar pelo SSD XPG Gammix S70. A única coisa que a fabricante mencionou foi que este modelo terá uma garantia de 5 anos.

O que achou do novo SSD da Adata? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!