A chegada das memórias DDR5 está cada vez mais próxima de chegar ao mercado. Diversos fabricantes já finalizaram os seus designs para o padrão da próxima geração de memórias. O DDR5 será utilizado pelas próximas plataformas de processadores da Intel (Alder Lake) e AMD (Raphael), que deverão ser lançadas ainda em 2021.
Foi anunciado por Jiahe Jinwei que chegou seu primeiro lote de módulos de memória DDR5 da sua linha de montagem na fábrica de Shenzhen Pingshan. No momento os módulos de memória estão sendo produzidos em massa e deverão ser lançados ainda neste ano para as plataformas Intel e AMD.
Analisando a imagem dos módulos de memória DDR5, elas possuem um design semelhante ao convencional. Até o momento dois módulos de memória foram revelados, um com PCB verde e outro com hardware da Uniko que possui PCB preto. Os pontos mais chamativos das novas memórias além da DRAM, é a presença de um PMIC (Power Management IC) integrado, que fará com que haja uma maior eficiência no trabalho da DRAM.
As peças responsáveis pela conversão de voltagem agora serão transferidas para a própria memória DIMM, diminuindo assim o desgaste por voltagem e geração de ruído ao mesmo tempo. Desta forma, ficará mais fácil para realizar overclock.
Especificações dos módulos de memória DDR5 revelados
O lote revelado de memórias DDR5 possui uma frequência de 4800Mhz com uma voltagem de 1,1V. Suas temporizações são CL-40-40-40 e cada DIMM possui uma capacidade de 16GB. Além disso, essas memórias também possuem ECC integrado, menor consumo energético e maior estabilidade comparado aos módulos DDR4.
O que achou da novidade? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!