Segundo a Intel, a empresa acaba de dar um passo significativo para tornar a computação quântica mais prática. De acordo com a desenvolvedora de processadores e a QuTech, as companhias conseguiram demonstrar a primeira instância de controle de dois qubit de alta fidelidade utilizando um processador de controle criogênico, o Horse Ridge. Geralmente, computadores quânticos costumam passar por um gargalo de interconexão quando os eletrônicos estão em temperatura ambiente o chip quântico refrigerado.
O processador Horse Ridge, através da demonstração feita Intel em parceria com a QuTech, conseguiu alcançar a mesma fidelidade (99,99%) dos eletrônicos "mais quentes". Além disso, foi demonstrado também o controle de vários qubits em uma única linha de frequência de rádio, conhecida como multiplexação de frequência, através do algoritmo Deutsch-Jonza, mais eficiente em computadores quânticos do que em computadores convencionais.
A descoberta descrita acima poderá fazer com que haja uma interação melhor entre os processadores quânticos e a eletrônica nos mesmos moldes. Além disso, esta descoberta tornará mais fácil o dimensionamento de computadores quânticos e fazê-los lidar com mais cálculos difíceis ou impossíveis com o poder computacional atual.
Computador quântico chinês conclui tarefa de 2,5 bilhões de anos em 200 segundos
No final do ano passado, um computador quântico chamado Jiuzhan, desenvolvido por pesquisadores chineses, conseguiu calcular em 200 segundos algo que um supercomputador demoraria 2,5 bilhões de anos para apresentar o resultado. Confira a matéria completa aqui.
O que achou do avanço apresentado pela Intel em parceria com a QuTech? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!