Neste final de semana um executivo da Intel postou no Twitter uma imagem que continha detalhes sobre o desenvolvimento da conexão Thunderbolt 5. Entretanto, rapidamente o funcionário da desenvolvedora de processadores apagou o tweet, mas como sempre a internet não perdoa por um segundo e a imagem foi salva pelo site Anandtech.
O tweet mencionado acima foi postado ontem pelo Gerente geral e EVP da Intel Client Computing Group, Gregory Bryant, causando especulações sobre o futuro da tecnologia da conexão Thunderbolt. Na postagem foram anexadas originalmente quatro imagens mostrando o centro de pesquisa e desenvolvimento da Intel em Israel, porém uma delas foi silenciosamente deletada.
A imagem excluída mostrava ao fundo um poster com especificações do que se acredita ser da Thunderbolt 5. Nas informações havia dados sobre como funcionava a conexão, inclusive uma descrição de que seria uma "USB de 80G".
A imagem abaixo diz que a nova conexão será desenvolvida para suportar o "ecossistema USB-C já existente". Ou seja, Intel pensa em continuar utilizando a conexão USB-C nos notebooks e desktops. Também é mencionado que se trata de uma "nova tecnologia de modulação PAM-3", mostrando que a empresa tem intenções de experimentar um sistema completamente diferente para a transmissão de bits.
Geralmente a transmissão de dados ocorre com 1 bit por vez, alternando entre dois estados, a conhecida codificação NRZ. Uma alternativa a ela seria a Pulse-Amplitude Modulation 4 (PAM-4), que transmite 2 bits por vez. No caso da PAM-3, seria uma linha de dados que possui 3 estados, utilizando o 0, +1 e -1, oferecendo uma eficiência 50% maior que a NRZ.
Lançamento e disponibilidade
Atualmente a conexão mais popular é a Thunderbolt 3, mas devido as imagens reveladas, a nova geração da tecnologia parece estar próxima. Fique atento para mais novidades no Oficina da Net!
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.