Na última quarta-feira (13), a AMD lançou a nova Radeon RX 6600, uma solução da entrada com foco em rodar jogos com resolução Full HD, e qualidade alta. Ademais, houve também, os primeiros reviews da placa já foram publicados. Eles mostram a paridade com a RTX 3060, apesar das limitações no processamento de Ray Tracing.
Dentre os testes publicados, está o do Informante Enthusiastic Citizen, por meio da plataforma chinesa Bilibili. Apesar que ainda não tenha fugido das conclusões de outros especialistas, o review chama a atenção por outro componente: a CPU, que estaria sob embargo. Considerando as últimas publicações do leaker, o componente aguardado é o Intel Core i9-12900K.
A partir disso, a postagem mostra novos dados de uso do próximo lançamento da Intel e reforça a aposta da empresa na arquitetura híbrida: colocar os processadores da família Core de volta, a uma posição mais competitiva. Saiba mais abaixo.
Core i9 12900K apresenta desempenho em review da RX 6600
Além da Radeon RX 6600 da ASRock, a bancada de testes do informante viu 16 GB de RAM da ZADAK, configurados para 3.866 MHz e com timing de CL14. Também acompanhou um CPU cooler tradicional da marca Sandoghai e Windows 10 Pro, não otimizado para os chips Alder Lake. Em suma, o destaque vai para a CPU e a placa mãe, que parece ser uma Z690 Steel Legend da ASRock, apesar da publicação não confirmar os detalhes.
Entre os testes feitos, apenas dois exibem resultados diretamente comparáveis com outros processadores: a bateria do 3DMark e os resultados de Forza Horizon 4, no qual o leaker fez uma 2ª rodada de testes com o Ryzen 9 5950X, atual top de linha da AMD. No primeiro caso, no teste TimeSpy, o Core i9-12900K marcou 17.915 pontos!!!
Por outro lado, o Core i9-11900K e o Ryzen 9 5950X chegaram a valores entre 13 mil e 14 mil pontos, mesmo quando a RTX 3090 foi usada. O resultado, assim, configura uma vantagem de em torno de 25% para a nova geração da Intel. O chip da AMD só consegue chegar à pontuação parecida quando duas RTX 3090 são usadas, com SLI ativado.
Os números em Forza são mais modestos. Entretanto, eles mostram um bom comparativo feito por Enthusiastic Citizen contra o Ryzen 9 5950X, usando as mesmas configurações. Nesse caso, o i9-12900K entregou 193 FPS, enquanto o concorrente chegou a 189 FPS. Ou seja, uma vantagem de apenas 2%, que se qualifica como margem de erro.
Apesar disso, vale ressaltar que, tecnicamente, o concorrente do novo top de linha da Intel é o Ryzen 9 5900X, e não o 5950X. Ademais, é importante dizer que existem muitas variáveis que podem afetar o resultado da maior parte dos testes - em especial ao considerar que o foco do review era a placa de vídeo. Sendo assim, não podemos levar em conta, os números como definitivos.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.