Quando a Edifier MF200 chegou, tenho de dizer que não acreditei que seu som poderia impressionar, pois ela é extremamente pequena, fina e leve (500g). Entretanto, essa caixa de som Bluetooth da Edifier me surpreendeu.
A proposta da MF200 é ser portátil, tanto é que ela vem com um pequeno saquinho de tecido liso. Mesmo que ela seja comprida, não é difícil colocá-la na mochila ou mala, pois realmente ela é bem fina. Considerando que o objetivo das caixas de som Bluetooth é serem portáteis, a Edifier acertou no projeto deste modelo.
Aspectos físicos e conectividade
Em termos de construção, a MF200 é uma caixa de som Bluetooth muito bem-feita. Com um corpo praticamente todo feito em alumínio, tendo somente as laterais em plástico, o produto traz uma sensação de robustez ao pegá-lo.
Para apoiar a caixa de som, há duas faixas de borracha que impedem que o metal da MF200 fique em contato direto com a superfície. Desta forma, o usuário não precisa se preocupar com a possibilidade de arranhar o belo design em metal que foi feito.
Indo para os recursos de conectividade, é possível conectar a MF200 sem utilizar cabos através do Bluetooth. Entretanto, caso você queira, a caixa de som possui uma porta USB-C e uma conexão 3,5mm, para conectar ao notebook ou um dispositivo que tenha saída para fones de ouvido P2. Para trocar entre as conexões, basta apertar o botão redondo prateado que fica no lado direito da lateral, o mesmo utilizado para ligar/desligar, que ele irá mudar de cor de acordo com o tipo de conexão (verde, vermelho e azul).
A maior qualidade de som será obtida através de um cabo USB-C, pois não haverá a degradação do som e serão utilizados o DAC e o amplificador interno da caixa de som. Mas via Bluetooth o som fica bem agradável, sem degradação severa. Dito isso, você não precisa se preocupar muito com esse aspecto e sim no fato de que estas funcionalidades lhe darão a flexibilidade necessária para uma caixa de som ser portátil e multiplataforma.
É importante mencionar que a MF200 conta com Bluetooth 5.0 e utiliza o codec de áudio Bluetooth SBC. A Edifier poderia ter adicionado o suporte ao aptX, pois o SBC é o mais simples/rudimentar dos codecs de áudio Bluetooth.
Controles
É possível controlar o volume e dar play/pause através dos botões sensíveis ao toque. Mas não gostei muito da experiência, pois eles estão localizados em uma única faixa de plástico na parte frontal do lado direito da caixa de som. Por conta disso, na maioria das vezes preferi realizar os comandos através do meu celular ou do meu notebook.
Bateria e carregamento
Para realizar o carregamento da bateria da Edifier MF200, é utilizado uma porta USB-C, recarregando mais rapidamente a bateria. Não tem como dizer que essa bateria não é o suficiente, pois não consegui acabar com ela usando durante várias horas no dia. De acordo com a empresa, essa caixa de som Bluetooth é capaz de entregar até 10 horas de reprodução contínua.
Qualidade de som
Como foi dito no início deste review, a Edifier MF200 surpreendeu por sua qualidade de som. Embora ela não tenha uma boa atividade nos graves, seus médios e agudos são de tirar o chapéu. Há uma sensação muito grande de amplitude no som, junto com uma grande definição e dinâmica.
Na região dos graves, como foi dito acima, a MF200 realmente não conseguiu entregar um bom desempenho. Mesmo em músicas onde a região das baixas frequências não era usada com frequência, foi possível sentir aquela falta de "chão" nos graves, principalmente por conta do roll-off (queda abrupta) nos subgraves. Entretanto, isso é completamente normal considerando o tamanho da caixa de som e de seus alto-falantes.
Ao chegar nos médios, é surpreendente o quão capaz essa caixa de som da Edifier é para a reprodução de vozes e instrumentos de corda. Aqui há uma grande definição, extensão, abertura. Nada soa abafado, tudo é claro, belo, empolgante.
Já nos agudos, nota-se que há um bom desempenho na transição dos médios para os agudos e a sensação de nitidez se mantém. Embora haja uma certa granulação em algumas passagens na música, ainda se vê um excelente desempenho na região, impedindo que o som não fique apagado no geral.
A separação de instrumentos na MF200 é muito boa, conseguindo lidar com passagens complexas de orquestras tocando trilhas sonoras de filmes e séries. Isso é impressionante, considerando o tamanho desta caixa de som.
Conclusão
Realmente a Edifier fez um bom trabalho no projeto da caixa de som Bluetooth MF200, mesmo com a deficiência nos graves. Tanto em termos de construção quanto em qualidade de som, não tenho nada a reclamar. Considerando o quão compacto este produto é, a empresa realmente atingiu um excelente resultado.
A caixa de som Bluetooth Edifier MF200 pode ser comprada no site oficial da marca no Brasil por R$ 499 através deste link. É importante mencionar que o frete é grátis.
Especificações completas da caixa de som Bluetooth Edifier MF200
- Conexões de áudio: Bluetooth, USB-C, P2 (3,5mm) aux.
- Drivers (alto-falantes): 2 drivers de 36mm.
- Potência de saída: 4W + 4W (RMS)
- Tempo de reprodução (duração da bateria) no Bluetooth: 10 horas.
- Peso: 0,5Kg (500g)
O que achou desta análise da caixa de som Bluetooth Edifier MF200? Gostou? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!
Não deixe de nos acompanhar para mais reviews como este, de caixas de som, e também de fones de ouvido de diversas marcas em destaque no mercado de áudio.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.