As placas intermediárias da Nvidia sempre fazem muito sucesso: basta uma rápida olhada nos dados de Hardware da Steam que notamos a presença de diversos modelos de gerações passadas liderando a lista de placas mais utilizadas por gamers, como a GTX 1060, RTX 3060, RTX 2060 e também a RTX 3060 Ti. Juntas, preenchem mais de 20% de todas as placas de vídeo atualmente usadas para jogar na Steam (dados de Abril 2023).
Tendo isso em mente, os vendedores do popular distrito de vendas Akihabara, no Japão, mantiveram suas lojas abertas até tarde da noite para cobrir o lançamento da nova RTX 4060 Ti. Mas a história de lançamento passados não se repetiu - diferente da estreia da RTX 4090, onde clientes fizeram filas e os estoques foram rapidamente esgotados (tanto em lojas físicas quanto nas virtuais), apenas um cliente foi visto comprando uma RTX 4060 Ti.
O site de notícias Hermitage Akihabara cobriu todo o evento de lançamento e tweetou a foto do único cliente que foi até o distrito para comprar a placa de vídeo.
Por que a falta de interesse?
Em lançamentos anteriores, o mercado de criptomoedas ainda estava ativo - principalmente durante o lançamento da geração 3000 em 2020 e 2021. Nessa época, enfrentamos uma enorme escassez de placas de vídeo, que rapidamente eram compradas das lojas por mineradores ou por cambistas.
Hoje, na temporada de "Inverno cripto" e com a impossibilidade de minerar a criptomoeda Ethereum com placas de vídeo, os lançamentos de GPUs estão bem menos movimentados.
Também tem o motivo da própria RTX 4060 Ti não oferecer um grande salto de performance quando comparada as placas intermediárias que já temos há anos no mercado. O mais atrativo é a inclusão da tecnologia DLSS 3.0, que entrega um grande ganho de performance através da geração de frames por inteligência artificial, mas os gamers aparentemente não ligam para isso - pelo menos não pelo preço de $419 que pedem por essa placa (R$3.199 no Brasil).