O DLSS (Deep Learning Super Sampling) é uma tecnologia desenvolvida pela Nvidia para aprimorar os visuais e performance dos jogos. Renderizando o jogo em uma resolução baixa e utilizando algoritmos de IA para aumentá-la, o DLSS oferece uma qualidade de imagem aprimorada e taxas de quadros mais altas. Este artigo explorará como o DLSS funciona, quais as diferenças entre as versões, os jogos são compativeis e também os pontos positivos e negativos.
O que é DLSS?
Nós aqui do Oficina da Net estamos familiarizados com o DLSS: utilizamos esse tecnologia em todos os testes de jogos com placas da Nvidia, como na análise da RTX 4090, 4070 Ti e do Notebook Avell A70 HYB, para citar alguns exemplos. Mas, afinal, o que é o DLSS?
O "Deep Learning Super Sampling" é uma tecnologia desenvolvida pela NVIDIA. É um método de "upscaling" que transforma uma imagem de baixa resolução numa imagem de alta resolução, tudo em tempo real utilizando IA. Essa técnica utiliza algoritmos de aprendizado para melhorar a qualidade gráfica em jogos, ao mesmo tempo em que mantém ou até mesmo aumenta o desempenho.
Como funciona o DLSS?
Com o DLSS ligado nas opções do jogo, ao invés da placa de vídeo renderizar a imagem na resolução do seu monitor, os frames do jogo são renderizados em uma resolução inferior, geralmente 720p, e, em seguida, são utilizados algoritmos de upscaling em tempo real para reconstruir a imagem em uma resolução mais alta, com maior nitidez e detalhes.
No caso do DLSS 3.0, também é utilizada a interpolação de frames, onde a placa de vídeo cria frames artificias entre os frames reais, muitas vezes até dobrando a taxa de FPS do jogo.
O objetivo principal do DLSS é permitir que os jogadores aproveitem gráficos de alta qualidade sem comprometer a performance do jogo. Uma analogia que podemos utilizar é a de um filtro do Instagram: assim como os filtros, o DLSS também age na pós-produção dos frames, deixando a imagem final mais nítida e detalhada.
O resultado disso é uma imagem final de qualidade comparável à de uma renderização nativa, mas com bem menos demanda de recursos de processamento gráfico da placa de vídeo.
Qual a diferença entre DLSS 1.0, 2.0 e 3.0?
Cada lançamento do DLSS foi uma evolução completa da geração anterior, mas existem compatibilidades. Confira abaixo as diferenças entre versões:
02/2019 - DLSS 1.0 - Possui duas etapas, a primeira melhora o serrilhado da imagem utilizando redes neurais. Já a segunda aplica o upscaling, utilizando uma única imagem em baixa resolução, aprimorando-o artificialmente até chegar na resolução desejada. O principal ponto negativo da primeira versão do DLSS é que ela precisa ser treinada especificamente no jogo que será aplicada - ou seja, poucos jogos compatíveis. Mas os resultados foram promissores, e a Nvidia continuou desenvolvendo a tecnologia.
08/2019 - DLSS 1.9 - É um DLSS 1.0 adaptado para rodar em núcleos CUDA ao invés de núcleos TENSOR, foi utilizado de forma experimental no jogo Control. Com resultados insatisfatórios, a NVIDIA decidiu voltar atrás e manter as atividades em núcleos TENSOR.
04/2020 - DLSS 2.0 - Acelerado por inteligência artificial, utiliza núcleos TENSOR e é treinado genericamente, sendo compatível com um número bem maior de jogos, como Cyberpunk 2077, Crysys Remastered, COD: Warzone, dentre dezenas de outros. Esse é, até hoje, o DLSS mais utilizada, já que é compatível com as placas RTX 2000 e RTX 3000.
09/2022 - DLSS 3.0 - É uma versão modificada do DLSS 2.0 com adição de interpolação de frames, compatível apenas com placas da série RTX 4000. Além de aprimorar a resolução e nitidez da imagem, a versão 3.0 cria frames falsos entre os frames verdadeiros. O resultado disso é uma experiência surpreendetemente fluída e com poucos artefatos.
O lado negativo do DLSS 3.0 é o aumento no input-lag e a incompatibilidade com placas de vídeo que não fazem parte da série RTX 4000.
Qual o segredo que torna o DLSS tão bom?
O segredo encontra-se na forma que a Nvidia utiliza seus super-computadores para treinar a inteligência artificial: O DLSS 1.0 era treinado na força bruta: A Nvidia mostrava para a AI milhares de capturas de tela do jogo com 64x supersample-anti-aliasing ativado. Depois, exibiam capturas de tela do mesmo jogo, mas dessa vez, sem anti-aliasing. A inteligência artificial comparava o "antes e depois" e aprendia a transformar a imagem em baixa qualidade numa imagem próxima a apresentada originalmente.
Já o DLSS 2.0 é treinado de uma forma mais ampla: utiliza o que a Nvidia chama de "técnicas de feedback temporal", que é o processo de aplicar vetores de movimento nos frames, interpretando a direção e velocidade que os objetos ou personagens estão se movimentando no jogo. Assim, a inteligência artificial sabe onde o objeto estava e para onde ele vai, resultando num movimento mais fluído e com menos erros.
Já que o DLSS 2.0 é treinado de forma geral ao invés de num jogo específico, significa que o algoritmo consegue melhorar com o tempo, levando o conhecimento de upscaling de um jogo para outro. Isso resultado numa compatibilidade bem maior.
Depois do treinamento da IA, a Nvidia envia os dados para as placas de vídeo dos consumidores através do GeForce Game Ready Drivers. Com eles atualizados, podemos utilizar os núcleos Tensor das placas para usufruir da tecnologia de upscaling, mesmo quando não conectado a internet.
Jogos compatíveis com DLSS 3.0
A compatibilidade com a tecnologia de upscaling da Nvidia vem aumentando dia após dia. Confira a lista completa de jogos onde o DLSS 3.0 pode ser utilizado:
- A Plague Tale: Requiem
- Atomic Heart
- Black Myth: Wukong
- Bright Memory Infinite
- Chernobylite
- Conqueror’s Blade
- Cyberpunk 2077
- Dakar Desert Rally
- Deliver Us Mars
- Destroy All Humans! 2: Reprobed
- Diablo IV
- Dying Light 2 Stay Human
- F.I.S.T. Forged in Shadow Torch
- F1 22
- F1 23
- Forza Horion 5
- Hitman III
- Hogwarts Legacy
- Icarus
- ILL Space
- Jurassic World Evolution 2
- Loopmancer
- Marauders
- Marvel’s Midnight Suns
- Marvel’s Spider-Man Remastered
- Marvel’s Spider-Man: Miles Morales
- Microsoft Flight Simulator
- Midnight Ghost Hunt
- Mount & Blade II: Bannerlord
- Naraka: Bladepoint
- Need for Speed Unbound
- Perish
- Portal with RTX
- Redfall
- Ripout
- Stalker 2: Heart of Chernobyl
- Super People
- Sackboy: A Big Adventure
- Scathe
- Sword and Fairy 7
- Synced
- The Cycle: Frontier
- The Day Before
- The Finals
- The Lord of the Rings: Gollum
- The Witcher 3: Wild Hunt
- Throne and Liberty
- Tower of Fantasy
- Warhammer 40,000: Darktide
- Warhaven
- Witchfire
- WRC Generations
O que é DLSS?
O “Deep Learning Super Sampling” é uma tecnologia desenvolvida pela NVIDIA. É um método de “upscaling” que transforma uma imagem de baixa resolução numa imagem de alta resolução, tudo em tempo real utilizando IA.
Qual a diferença de DLSS 2.0 para DLSS 3.0?
O DLSS 3.0 só está disponível para placas de vídeo da família Ada Lovelace (RTX 4000). Além de aprimorar a resolução e nitidez da imagem, a versão 3.0 cria frames falsos entre os frames verdadeiros. O resultado disso é uma experiência surpreendetemente fluída e com poucos artefatos.
Quais placas de vídeo são compatíveis com DLSS 3.0?
Até o momento, todas as placas de vídeo da série Ada Lovelace (RTX 4000). RTX 4060, RTX 4060 Ti, RTX 4070, RTX 4070 Ti, RTX 4080 e RTX 4090.
Quais placas de vídeo são compatíveis com DLSS 2.0?
Todas as placas de vídeo da Nvidia que possuem a sigla "RTX" na nomeação, como RTX 2060, RTX 3060 Ti, RTX 4070, etc.
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