Nesta terça-feira, 3 de setembro, a Intel anunciou o lançamento da família Core Ultra 200V, sua mais recente geração de processadores voltada para notebooks. Além de melhorias de desempenho, eficiência energética e capacidades gráficas, os novos dispositivos com esse chipset contarão com o recurso Copilot+ da Microsoft. A ideia é bater de frente com o Ryzen AI 300 da AMD e o Snapdragon X Elite da Qualcomm.
Core Ultra 200V utiliza 50% menos energia do que seu antecessor
A grande promessa da Intel com a linha Core Ultra 200V é um consumo de energia até 50% menor em relação à geração anterior, o que deve resultar em uma autonomia de bateria mais longa para notebooks, chegando a até 20 horas em casos de uso voltados para produtividade. Esse avanço pode colocar a Intel em uma posição ainda mais competitiva no mercado, especialmente frente aos dispositivos com processadores baseados em Arm.
Um dos destaques da linha é a introdução da nova arquitetura de GPU "Xe2", que promete um salto de até 30% no desempenho gráfico. A GPU integrada dos processadores Core Ultra 200V possui até oito núcleos e unidades de rastreamento de raios, além de motores de inteligência artificial (IA) aprimorados que suportam a tecnologia XeSS, elevando a experiência de jogos e aplicativos gráficos a um novo patamar.
A Intel também aposta no poder da inteligência artificial, com a NPU (Unidade de Processamento Neural) dos novos processadores oferecendo até 120 TOPS (trilhões de operações por segundo). Esse desempenho, segundo a empresa, é quatro vezes maior que o da geração anterior, proporcionando o poder computacional necessário para rodar as funções de IA do Windows de forma eficiente.
Outro ponto forte dos processadores Core Ultra 200V é a utilização da litografia de 3 nanômetros da TSMC, especificamente o processo N3B, que contribui para a melhoria na eficiência energética e no desempenho geral dos chips. A linha também suporta memórias LPDDR5X de até 8.533 MT/s, oferecendo alta velocidade de processamento, além de contar com quatro pistas de PCI Express de 5ª geração e quatro de PCI Express de 4ª geração, três portas Thunderbolt 4 e suporte para Wi-Fi 7.
Disponibilidade
As pré-encomendas para notebooks equipados com os novos processadores da Intel começaram nesta terça-feira, 3 de setembro, e incluem modelos de marcas como Acer, ASUS, Dell Technologies, HP, Lenovo, LG, MSI e Samsung. Os produtos estarão disponíveis para compra a partir do dia 24 de setembro, tanto em lojas físicas quanto online.