House of the Dragon está chegando no fim de sua primeira temporada, que promete ser amargo e impactante, preparando os fãs para o que virá a ser uma guerra civil sangrenta, com muito fogo e sangue. Na primeira temporada, o rei Viserys Targaryen, interpretado por Paddy Considine, foi um dos principais personagens da trama. Com excelente atuação, o rei dividiu a opinião dos fãs, enquanto muitos o consideram fraco e outros o veem como um soberano justo e bondoso para os Sete Reinos.
Amado ou odiado, o personagem ficou marcado também pela doença que consumiu sua vida através dos anos. Domingo após domingo, com os muitos avanços temporais da série, o público viu Viserys se mostrar cada vez mais afetado por uma doença misteriosa, que não o deixava se recuperar de ferimentos e acabava com partes de seu corpo. Em seu último episódio, Viserys apareceu irreconhecível precisando usar uma máscara para esconder o que a doença havia feito com um lado de seu rosto. Mas afinal, qual era a doença do rei Targaryen?
House of the Dragon - Qual era a doença de Viserys?
É preciso entender que Fogo e Sangue, livro que serve como base para House of the Dragon, assim como a série, não mostra nada que revele a doença de Viserys, até porque os acontecimentos escritos por George R. R. Martin seguem um caminho um pouco diferente com relação ao rei Targaryen.
Sepse ou tétano
Em um dos primeiros episódios de House of the Dragon, vemos Viserys se machucar em uma das espadas do Trono de Ferro, e depois percebemos que tal ferimento jamais se fechou. Isso pode ser uma indicação de que o rei Targaryen contraiu a doença em um corte no Trono.
Entre as opções, o tétano e a sepse (infecção generalizada) aparecem como forte possibilidade, o que explica o fato do corpo de Viserys literalmente ter apodrecido com o passar dos anos.
Hemofilia
A hemofilia tornou-se uma doença terrível entre as famílias reais europeias, ficando marcada na história da humanidade. A enfermidade passou a ser conhecida como a "doença real", pois atacava principalmente membros de failias da realeza que praticavam o incesto. Com a hemofilia, o doente não é capaz de recuperar-se de suas feridas, devido a um problema na coagulação.
Como a doença é passada genéticamente, é possível acreditar que Viserys tenha hemofilia devido ao histórico incestuoso dos Targaryen. Porém é importante dizer que não há nenhuma afirmação sobre famílias incestuosas sofrerem da enfermidade em Westeros.