House of the Dragon chegou ao fim de sua primeira temporada, e o primeiro season finale da série trouxe um acontecimento impactante, que marca o início da guerra civil sangrenta que ficou conhecida, no livro, como A Dança dos Dragões. Após Alicent, apoiada por seu pai Otto, aplicar um golpe para coroar seu filho Aegon II como o rei dos Sete Reinos, Rhaenyra Targaryen ainda tentava seguir caminhos menos violentos, mas tudo mudou com o final da primeira temporada.
Se Rhaenyra não estava disposta a dar o golpe em uma guerra contra o usurpador, a morte de seu filho Lucerys Velaryon muda por completo a situação, desencadeando uma série de acontecimentos sangrentos que virão pela frente. Porém, a produção da HBO trouxe uma grande diferença no acontecimento que marca o início da Dança dos Dragões. A morte do jovem Lucerys foi alterada de maneira considerável.
Como Lucerys morreu em House of the Dragon?
Na série da HBO, Rhaenyra envia seu filho para entregar uma mensagem ao Lorde Borros Baratheon, com a intenção de lembrar o mesmo do juramento que havia feito anos antes. Inexperiente e ainda muito jovem, Lucerys mostra medo antes mesmo de partir, mas é encorajado por sua mãe. A situação acaba totalmente diferente do esperado quando Lucerys encontra Aemond Targaryen, seu tio, na sede da casa Baratheon. Já nos minutos finais do último episódio, uma perseguição se inicia quando Aemond exige um olho de Lucerys, como pagamento pelo seu olho cortado pelo menino muitos anos antes.
Em uma perseguição com excelente CGI, Lucerys, e seu pequeno dragão Arrax, são abocanhados por Vhagar, a grandiosa dragão de Aemond. O ataque parte o dragão de Lucerys ao meio, resultando na morte da fera e de seu montador. Porém, na produção da HBO, Vhagar apenas matou Arrax após o pequeno dragão ter realizado o primeiro ataque. E da mesma maneira que Lucerys tentou evitar o ataque de Arrax, Aemond ordenou que Vhagar não revidasse. Na série, Aemond não tinha a intenção de acabar com a vida de seu sobrinho.
Como Lucerys morreu no livro Fogo e Sangue?
Já no livro Fogo e Sangue, que serve de base para a série da HBO, a situação foi completamente diferente, tornando Aemond um personagem muito mais fácil de odiar. Assim como na série, Aemond e Lucerys se enfrentaram sob forte chuva, no que ficou conhecido como a Batalha de Ponta Tempestade.
Ao invés de optar por permanecer mais uma noite na sede da casa Baratheon, Lucerys resolveu voltar para casa mesmo durante a terrível tempestade que tornava o voo de dragão mais complicado. Aemond aproveitou-se disso para perseguir seu sobrinho. A grande diferença é que no livro o Targaryen tinha a intenção de matar o jovem. Muitos consideram a batalha como um ato de covardia, e até mesmo um assassino, pois Lucerys era um criança, e a dragão Vhagar era cinco vezes maior que Arrax.