No intuito de mostrar a disparidade que há entre as lojas físicas que vendem fones de ouvido e seus acessórios como, por exemplo, DAPs (Digital Audio Players), DACs, amps (amplificadores), DAC/amp, etc, no Japão e no Brasil, eu resolvi escrever este artigo.

Aqui será mostrado as diferenças em termos de variedade de produtos entre os dois países, a questão da possibilidade de testar os produtos e a maneira como é feito o atendimento na loja.

Possibilidade de testar os produtos na loja

Isso é algo que muitos consumidores pedem em geral, mas no caso de fones de ouvido e acessórios, é um fato que ajuda fortemente a pessoa na decisão sobre qual produto comprar. Isso acontece porque o áudio é algo muito difícil de se descrever e subjetivo, gerando dessa forma, inúmeras análises diferentes pela internet afora, que aparecem tanto em formato de texto quanto em formato de vídeo (geralmente em inglês). Consequentemente, a melhor maneira de descobrir como o som de um fone realmente soa, é ouvindo-o de fato.

Um equipamento de áudio é difícil de se descrever pelo fato de que cada pessoa teve diferentes experiências anteriores (equipamentos anteriores) comparando com a atual, gerando assim diferentes perspectivas, pois cada um terá uma base diferente, uma experiência distinta por trás. Além disso, há o fato do gosto musical ser um fato que pode influenciar no tipo de assinatura sonora que será mais eufônica para quem está avaliando determinado produto, pois dependendo do estilo de música, a pessoa pode preferir, por exemplo, um som com graves mais proeminentes, ou médios mais proeminentes ou até um som mais neutro, onde nenhuma frequência se destaca muito.

Imagine: uma pessoa que tem costume de ouvir fones com graves mais proeminentes, onde em determinado momento, ela compra ou experimenta um fone com uma assinatura neutra ou bright. O que irá ocorrer será, de duas uma, ou ela irá achar o pior fone do mundo, ou ela irá falar que em determinadas situações (músicas ou filmes ou jogos) o fone possuirá um desempenho louvável. Isso é extremamente comum, pois nossos ouvidos, querendo ou não, acabam se acostumando, por vezes, a um determinado tipo de sonoridade e aí acaba por interferir na maneira como analisamos um equipamento de áudio novo.

Por isso, é interessante quando se tem a oportunidade de ir em uma loja, sentar-se em uma mesa, e experimentar determinado fone de ouvido ou acessório de interesse, com liberdade para escutar da maneira como quiser, durante algumas horas. Isso não só é possível no Japão, como também é oferecido, ao cliente, o acesso a qualquer produto da loja para experimentar. Observe na foto abaixo como é a experiência de um cliente em uma loja japonesa.

E-earphone

Variedade de produtos

A variedade de produtos relacionados no Brasil é extremamente (não é exagero) pequena comparado ao que é encontrado em lojas japonesas e até em outros países. No Japão, temos lojas especializadas em fones de ouvido (um sonho muito distante dos brasileiros) e, como se não bastasse, estas empresas possuem andares (sim, isso mesmo que você leu) cheios de produtos relacionados a áudio portátil.

Através da utilização da função Street View, do aplicativo Google Maps, algumas grandes lojas especializadas em áudio no Japão, decidiram mapear o seu interior para que seus clientes ou potenciais interessados possam visualizar o ambiente. Dessa forma, é possível ter uma ideia de como é o local sem estar necessariamente presente. Confira abaixo o interior da loja Fujiya Avic que além de vender produtos de áudio, sedia eventos para as fabricantes demonstrarem suas novidades ao publico entusiasta (com a oportunidade de testar em "primeira mão" os lançamentos).

Para acessar a loja Fujiya Avic pelo Street View clique aqui. Preste atenção nos botões "P1", "P2" e "P3" no canto direito em baixo, eles mudaram o andar do prédio. Para que os botões apareçam, basta clicar na segunda imagem da coluna à esquerda.

Loja Fujiya Avic

Outra loja interessante que é especializada em fones de ouvido, é a e-earphone que possui várias unidades espalhadas pelo Japão e costuma também promover eventos tanto com a presença de empresas quanto com a presença só de hobbystas para trocar conhecimento e testar os equipamentos. Confira abaixo as diversas unidades da empresa.

Confira abaixo dois vídeos de unidades da loja E-earphone:

Vídeo incorporado do YouTube

Atendimento nas lojas

Atendimento

O atendimento é outro ponto que se diferencia bem do que temos no Brasil. No Japão, ao entrar na loja, o cliente possui liberdade para olhar os produtos como bem entender, sem nenhum funcionário ficar ao seu lado "como uma sombra". Quando é necessário algum auxílio ou a pessoa necessita tirar alguma dúvida, basta chamar algum atendente próximo que ele virá prontamente e fará o possível para que se tenha uma boa experiência na loja.

Outro ponto interessante, é o conhecimento mais afundo que os atendentes da loja têm sobre os produtos, comparado aos vendedores de lojas brasileiras em geral. Isso se deve, provavelmente, a cultura japonesa de organização e de empenho nas tarefas a serem realizadas.

Esse artigo é feito em parceria com o Grupo Fones de Ouvido High-End: