Fundada logo após o término da Segunda Guerra Mundial, em 1945, a Sennheiser surgiu na Alemanha. Embora seu primeiro produto desenvolvido tenha sido um voltímetro, um ano depois (1946) começou a jornada da empresa no mundo do áudio através do lançamento de seu primeiro microfone. Desde então, todos os produtos que a companhia desenvolveu foram relacionados ao áudio, chegando a lançar seus primeiros headphones (abertos) em 1968, o HD414, que acabou virando um fenômeno na época, vendendo cerca de 10 milhões de unidades. Entretanto, nem sempre foi assim, e a Sennheiser acabou perdendo mercado na indústria de fones de ouvido e isto a levou a anunciar agora que está à procura de um investidor para a sua divisão "Consumer Electronics", responsável pelos fones de ouvido e soundbars residenciais.
Em entrevista com o site alemão handelsblatt, os irmãos Andreas Sennheiser e Daniel Sennheiser (netos do fundador Fritz Sennheiser) foram questionados sobre como a divisão de produtos residenciais seria negociada, se seria vendida integralmente ou somente uma parte. Os irmãos responderam dizendo:
"Abordamos tudo muito abertamente, vemos quem nos convém melhor e depois decidimos. É importante para nós que todas as áreas de negócios saiam mais fortes do realinhamento."
Sennheiser ficou levemente no negativo nos últimos anos
Atualmente, a Sennheiser possui somente 2800 funcionários, onde metade deles trabalham na Alemanha. Até houve um aumento significativo na demanda por fones de ouvido de acordo com a Futuresource Consulting (vendas cresceram 27% em 2020), porém devido ao aumento da pressão competitiva nos últimos anos, Daniel Sennheiser diz que a empresa está trabalhando nas margens. Em 2019 a Sennheiser obteve vendas recordes, chegando a obter 757 milhões de euros em receita, porém, após os juros e impostos, a companhia ficou levemente no negativo.
Vendas de fones de ouvido ficaram aquém das expectativas
A vendas de fones de ouvido da Sennheiser especificamente ficaram aquém das expectativas, embora elas tenham crescido 4% nas vendas para consumidores finais. Durante o lockdown, os fones de ouvido da empresa e de todo o mercado global sofreram uma leve queda. Entretanto, a tendencia do setor é claramente para cima nos gráficos de acordo com Hans-Joachim Kamp, da organização da IFA. O motivo disso se deve aos trabalhos de home office que se utilizam de videoconferências, além da utilização dos fones para o lazer (jogos, músicas e filmes).
A tendencia são os fones de ouvido True Wireless (TWS)
A tendencia atual do mercado de fones é o wireless (sem fio), ou seja, fones de ouvido Bluetooth, principalmente os fones TWS. Segundo a Futuresource Consulting, três quartos de todos os fones de ouvido se enquadrarão nesta categoria até 2024. Daniel Sennheiser diz:
"O mercado global de fones de ouvido True Wireless está crescendo rapidamente."
Concorrência acirrada
Atualmente as líderes mundiais no mercado de fones de ouvido são a Sony, Apple e Bose. Segundo a Midia Research, a Sennheiser se encontra em sexto lugar neste mercado. Daniel Sennheiser diz:
"A pressão competitiva aumentou significativamente, as margens estão sob pressão."
A decisão da Sennheiser de procurar um parceiro (investidor) vem de muito tempo
Durante a entrevista do handelsblatt, os irmãos Andreas e Daniel disseram que a decisão de procurar um parceiro foi discutida por muito tempo na família Sennheiser. Andreas Sennheiser diz:
"Nos últimos anos, estabelecemos ambas as divisões de forma cada vez mais independente. Estamos consistentemente dando continuidade a esse caminho e analisando como as divisões podem ser perfeitamente separadas para que um parceiro possa investir na divisão de consumo."
Logo em seguida, Andreas complementa dizendo que ainda é cedo para falar o que significa a busca por um parceiro para os funcionários.
"Não sabemos quais são as competências do parceiro."
No final do ano passado a Sennheiser anunciou que iria cortar até 650 empregos no mundo até 2022, sendo 300 deles só na Alemanha. Na Irlanda, a Sennheiser administra a produção de quase 10 milhões de peças para fones de ouvido com um alto nível de automação. Já em suas fabricas da Romênia e em Albuquerque (EUA), a empresa atende com foco no mercado profissional.
Parcerias no setor automotivo podem ter influenciado na decisão da Sennheiser
A Sennheiser pretende avançar para o setor automotivo. No início de 2020, a Continental anunciou uma parceria com a Sennheiser, sendo uma das várias fabricantes de automóveis que a desenvolvedora de equipamentos de áudio está negociando.
"Estamos em negociações de cooperação com vários fabricantes de automóveis. Dois parceiros fortes criaram algo que ninguém poderia ter feito por conta própria."
O resultado da negociação acima pode ter influenciado na decisão da Sennheiser de buscar um parceiro para a sua divisão de fones de ouvido e soundbars residenciais.
"Somos e continuaremos sendo uma empresa familiar. E, como tal, precisamos evoluir e mudar. Às vezes, você só precisa de um parceiro para alavancar o potencial de crescimento da melhor maneira possível."
Qual será o futuro da Sennheiser?
É complicado estimar o que acontecerá daqui em diante, pois irá depender da sinergia entre o parceiro/investidor e a Sennheiser. É praticamente certo que a empresa não irá aceitar qualquer um, pois é um negócio de família e vem de muitos anos, afinal a companhia já possui 75 anos de história e os fones de ouvido fazem parte dela. Só o tempo dirá o que irá acontecer.
Confira aqui a mensagem que Daniel Sennheiser e Andreas Sennheiser deixaram sobre o assunto.
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