A Qualcomm já possui codecs de áudio Bluetooth poderosos para smartphones com chipsets desenvolvidos pela empresa. Um exemplo é o aptX HD, que consegue transmitir a um bitrate (taxa de transferência) de 576kbps, excedendo teoricamente a qualidade de um arquivo em MP3, que possui um limite de 320kbps. Agora, a Qualcomm está apresentando uma nova forma de oferecer qualidade de som que visa garantir uma transmissão consistente tanto do hardware quanto do software, o Snapdragon Sound.
O que é o Snapdragon Sound?
O Snapdragon Sound contempla a junção de hardware (chipset), tecnologias via softwares desenvolvidos pela Qualcomm para oferecer a melhor qualidade de sinal e som possíveis. O objetivo é obter uma boa qualidade de som, um sinal estável, uma baixa latência quando requisitado e uma boa eficiência energética. Para isso, a empresa selecionou chipsets específicos para dispositivos mobile como, por exemplo, o Snapdragon 888, além de chips para os fones de ouvido Bluetooth (Qualcomm QCC515x, Qualcomm QCC514x e Qualcomm QCC3056) e tecnologias de transmissão (Qualcomm True Wireless Mirroring, codec de audio Bluetooth aptX Adaptive Audio, Qualcom aptX Voice Audio, Qualcomm HDR&3D Audio Record).
Como você pôde ver acima, infelizmente teremos de momento somente smartphones com o chipset Qualcomm Snapdragon 888 compatíveis com a tecnologia Snapdragon Sound. Ao ativá-la, irá aparecer a logo do sistema na tela do celular para o usuário identificar quando está utilizando de fato a novidade. Entretanto, não basta somente ter o celular com suporte a tecnologia, pois como foi dito acima, o trata-se de um conjunto e para usufruir da tecnologia será necessário também possuir um fone de ouvido ou caixa de som Bluetooth com os chipsets Qualcomm compatíveis com o Snapdragon Sound (Qualcomm QCC515x, Qualcomm QCC514x e Qualcomm QCC3056).
Como identificar que meu dispositivo possui suporte ao Snapdragon Sound?
Todos os dispositivos compatíveis com o Snapdragon Sound terão em sua caixa o símbolo de identificação da tecnologia. Além disso, a Qualcomm garante que os produtos que suportam a tecnologia funcionarão segundo os parâmetros da empresa, pois haverá uma equipe dedicada a testes de fones de ouvido e smartphones para atestar que tanto o emissor (celular) quanto o receptor (seja um in-ear TWS ou earbud True Wireless) funcionem conforme as exigências. Outra forma de identificar é através da exibição do símbolo do Snapdragon Soung na tela do celular ao conectar o fone de ouvido, como já foi dito acima.
Quais as vantagens que vêm com o Snapdragon Sound?
A primeira coisa que é interessante notar é a utilização do codec de áudio Bluetooth aptX Adaptive, que altera as taxas de transferência de dados de acordo com o que é exigido pelo arquivo que está sendo reproduzido. Desta forma, há um aumento da eficiência energética, pois a transmissão não irá se manter alta quanto não for requisitado áudio que está sendo reproduzido. Este codec possui uma taxa de transferência (bitrate) de até 420kbps e uma latência de 89ms (não é baixa como no aptX Low Lattency, que chega a 40ms, mas é aceitável).
Junto com a chegada do Snapdragon Sound, vêm o Bluetooth 5.2, presente no chipset Snapdragon 888. A nova geração do Bluetooth possui diversas vantagens e funcionalidades como:
- Uma versão aprimorada do Attribute protocol (ATT), o Enhanced Attribute Protocol (EATT)
- Bluetooth LE Audio
- Codec de Audio Bluetooth LC3 (sucessor do codec Bluetooth universal SBC)
- Multi-Stream Audio (transmissão de som simultânea)
- Audio Sharing (compartilhamento de áudio)
Saiba mais: Para saber mais sobre o Bluetooth 5.2 e o que mudará nos fones TWS e caixas Bluetooth, acesse o nosso artigo aqui.
Por fim, o fato de ser um sistema fechado de ponta a ponta da Qualcomm, dá ao Snapdragon Sound um controle maior sobre a qualidade oferecida ao usuário final através de fones e caixas de som que utilizarão desta tecnologia.
Empresas que terão suporte ao Snapdragon Sound
Segundo a Qualcomm, por enquanto, as empresas Xiaomi e Audio Technica serão as primeiras a oferecer o suporte a tecnologia. Além disso, o serviço de streaming Amazon Music HD terá uma otimização para o novo sistema de transmissão de som sem fio Bluetooth da Qualcomm.
De acordo com as informações fornecidas pela Qualcomm, futuramente a empresa terá produtos das seguintes marcas oferecendo o Snapdragon Sound:
- Bose
- Cambridge Audio
- Cleer
- Devialet
- Edifier
- Anker
- Bang & Olufsen
- JVC
- Klipsch
- Master & Dynamic
- Jabra
- Plantronics
- Sennheiser
- Nuarl
- Skullcandy
- VIVO
- Yamaha
- 1More
O que você achou da nova tecnologia de transmissão de som sem fio Bluetooth para dispositivos mobile apresentada pela Qualcomm? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!