Uma das peças que mais sofrem desgaste com o uso de fones de ouvido do tipo circunaural (over-ears ou headphones) ou supra-aural (on-ears) são as ear pads. Por este motivo, as pessoas sempre procuram alternativas de reposição para seus headphones. Mas qual seria a mais adequada para eles?

Material

Uma das primeiras coisas que as pessoas ficam em dúvida quando resolvem trocar as ear pads dos seus headphones, seja por questões como desgaste ou conforto, é a escolha de modelos com o "material certo". Inicialmente, o ideal seria analisar do que é feito o revestimento das pads, onde aquelas feitas em tecido (liso esportivo ou veludo) costumam esquentar menos as orelhas e as com material pvc/pu que imita o couro geralmente dão uma maior sensação de calor. Entretanto há de se levar em conta que materiais que imitam couro geralmente proporcionam um melhor isolamento do ruido externo e melhoram a resposta dos graves, embora sejam pouco duráveis (degradam facilmente com o suor do corpo).

Ear pads de tecido de veludo do headphone Sennheiser HD560S. Fonte: Vitor Valeri

Após escolher a pad com o revestimento que melhor lhe atender, caso você utilize óculos, é interessante pesquisar sobre a densidade da espuma utilizada (através de opiniões e vídeos, por exemplo). Desta forma, será mais fácil evitar aquelas ear pads mais rígidas, que podem pressionar a haste dos óculos.

Ear pads de material pvc/pu que imita o couro do headphone OneOdio Studio Pro 10. Fonte: Vitor Valeri

Dica: Procure por ear pads com poros (pequenos furos), isso irá ajudar a pele a "respirar" tanto no caso das que são feitas de revestimento em tecido quanto as que utilizam material pvc/pu que imita o couro.

Ear pads Dekoni Audio Fenestrated Sheepskin para headphones Sennheiser HD600. Fonte: Dekoni Audio

Formato

O formato das ear pads é um dos pontos mais cruciais para se obter um bom conforto. Para que o usuário consiga um bom conforto ao utilizar o headphone, é interessante que as pads acompanhem o formato da cabeça, possuindo uma grossura maior atrás e menor na frente, acompanhando o desnível do nosso crânio.

Ear pads Dekoni Audio Elite Velour para headphones Audeze série LCD. Fonte: Dekoni Audio

Outro ponto a se prestar atenção quando escolhemos as ear pads é quanto a sua profundidade. O motivo disso é devido ao fato de pessoas possuírem orelhas "mais abertas" (que avançam mais para fora) ou mais rentes à cabeça. Ou seja, caso você possua orelhas de abano, dê atenção a este aspecto, pois se a ear pad for mais rasa, com algum tempo utilizando o headphone, é provável que você sentirá dores nas orelhas devido ao fato da ponta da orelha pegar na tela protetora do driver do fone de ouvido.

Alteração do som causada pela utilização de ear pad que não a original (stock)

O material e o formato das ear pads irão afetar diretamente na forma como o som é produzido. Ou seja, caso você opte por utilizar modelos de ear pads que não os originais (stock, que vieram com o fone de ouvido), saiba que as frequências produzidas pelo headphone podem ser alteradas consideravelmente, gerando uma apresentação distinta, aumentando ou diminuindo graves, médios e agudos, modificando a nitidez do som e até o palco sonoro junto com o posicionamento dos instrumentos e vozes. Abaixo um gráfico do site da Dekoni Audio (fabricante de ear pads) mostrando as alterações que acontecem comparando as Dekoni Audio Elite Hybrid com as ear pads originais do fone de ouvido Sennheiser HD600.

Gráfico de alterações que acontecem comparando as Dekoni Audio Elite Hybrid com as ear pads originais do fone de ouvido Sennheiser HD600. Fonte: Dekoni Audio

Lista de indicações de ear pads

No intuito de auxiliar na escolha das ear pads ideais para o seu fone de ouvido, deixaremos aqui algumas indicações de fabricantes/marcas para você pesquisar sobre.

  • brainwavz
  • dekoniaudio
  • yaxi
  • zmfheadphone

O que achou do artigo? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!

Esse artigo é feito em parceria com o Grupo Fones de Ouvido High-End: