O Samsung Galaxy Buds Pro, está causando sérias inflamações nos ouvidos de diversos usuários, causando inchaço, muita produção de fluidos e formação de crostas. A denúncia surgiu recentemente através do site AndroidCentral, onde é dito que o fone de ouvido in-ear Bluetooth TWS topo de linha da Samsung, Galaxy Buds Pro, está causando irritação no canal auditivo dos donos.
Em vários sites na internet estão surgindo relatos de pessoas com problemas semelhantes ao que Chris Wedel, do AndroidCentral, teve com seus Galaxy Buds Pro. O mais intrigante é que a reação de inflamação não ocorreu nos Galaxy Buds+ ou Galaxy Buds Live, pois houve o relato do usuário "satcom805" no Reddit que diz ter o Buds Pro, além dos fones TWS mais antigos da Samsung.
"Acabei de comprar o Galaxy Buds Pro e eles parecem estar causando uma reação alérgica no meu ouvido. Alguém mais teve esse problema? Em caso afirmativo, o que pode ser feito para evitar que isso aconteça? Tenho o Buds+ e o Buds Live e nunca tive problemas antes. Mas na primeira vez que usei meu novo Buds Pro, tive uma reação."
Galaxy Buds Pro: A coceira e inflamação nos ouvidos
De acordo com Chris, do AndroidCentral, quando ele recebeu o TWS Galaxy Buds Pro, realizou uma limpeza utilizando "toalhestes anti-sépticos" (alcohol wipes ou alcohol swabs), uma espécie de tecido embebido com álcool. Após a higienização, algo importante a ser feito com produtos novos ou após um certo tempo de uso (confira nosso artigo sobre como higienizar corretamente os fones de ouvido), Chris testou o TWS da Samsung por um período entre 15 a 20 minutos somente. No mesmo dia, à noite, ele disse que sentiu uma leve coceira nas orelhas.
No dia seguinte, quando Chris acordou, ele relata:
"Acordei no dia seguinte com as orelhas molhadas e alguma crosta nelas (nojentas e desconfortáveis). Eu não sentia nenhuma dor real."
Após uma semana sem colocar nada nos ouvidos e realizando limpezas periódicas em casa, Chris diz que a inflamação passou.
"Depois de cerca de uma semana, o líquido viscoso havia sumido - assim como as crostas - e também qualquer inflamação."
Logo depois de estar com os ouvidos sem resquícios de inflamação, Chris tentou novamente utilizar o Galaxy Buds Pro. Porém, desta vez, ele utilizou ear tips ("ponteiras") de espuma, na tentativa de descobrir se as ear tips que vieram com os fones eram a causa do problema. Entretanto, sua teoria se provou errada e algumas horas depois ele começou a ter novamente a mesma coceira nos ouvidos.
Chris conta que já teve diversos fones de ouvido de várias empresas e nunca havia passado por esse tipo de problema que estava tendo com os Galaxy Buds Pro. Incrédulo, ele tentou utilizar mais uma vez os fones de ouvido, mas desta vez só no ouvido esquerdo. Infelizmente aconteceu a mesma reação e, 12 horas depois, seu ouvido ficou inchado e com muita dor. Com isso, Chris acabou indo ao médico, mas o canal auditivo estava tão inchado que o profissional não conseguiu utilizar a ferramenta necessária para realizar a avaliação do estado do ouvido.
O médico receitou a Chris um remédio para pingar nos ouvidos e antibiótico oral. Ele diz que sua temperatura corporal foi para 38,9°C mesmo tomando 800mg de ibuprofeno e 1000mg de paracetamol para ajudar a controlar a dor. Foram três longos dias para o inchaço diminuir e ser possível determinar se o tímpano havia se rompido. Felizmente, isso não ocorreu, mas foram necessários mais três dias para que o inchaço diminuísse o suficiente para que Chris pudesse comer alimentos sólidos novamente.
Especulações sobre o que pode estar causando a inflamação no ouvido
Segundo o site OlharDigital, nos contatos para recarregar o Galaxy Buds Pro, foi utilizado níquel, conhecido por causar irritação na pele de algumas pessoas. Além disso, a Samsung está utilizando acrilato ao invés de acrílico, material que era utilizado anteriormente nos modelos mais antigos da marca.
Suporte da Samsung
Após todos os problemas descritos acima, Chris decidiu entrar em contato com a Samsung, pois encontrou diversos tópicos no fórum da empresa com respostas dos moderadores que trabalham para a empresa sul-coreana. Um deles disse a Chris que o caso seria enviado para um grupo específico da Samsung para avaliar a extensão dos problemas que ocorreram. Foi necessário enviar atestados médicos, números de identificação do fone de ouvido, nota fiscal da compra e imagens para comprovar a irritação dos ouvidos.
Felizmente, após todos os dados serem fornecidos e analisados, a Samsung reembolsou Chris. Entretanto, mesmo após diversos relatos de usuários com o mesmo problema, a Samsung ainda não admitiu abertamente ao público que existe a possibilidade que futuros compradores do fone de ouvido Galaxy Buds Pro tenham os mesmos problemas.