A Qobuz chegou ao Brasil com a proposta de apresentar ao público brasileiro que não existe só o sertanejo e o funk carioca, estilos musicais populares no país. Com um catálogo mais voltado para gêneros como rock, clássica e jazz, o serviço de streaming francês de músicas Hi-Res pretende mudar o cenário musical que os concorrentes apresentam através de uma curadoria humana, outro diferencial da plataforma.
Fundada em 2007 na França, a Qobuz começou inovando por ser o primeiro serviço de streaming de músicas "Hi-Res" (24 bits/96kHz) no mundo. Entretanto, a plataforma surgiu inicialmente com a proposta de trazer a transmissão de arquivos de áudio "lossless" ("sem perdas"), pois a utilização da nomenclatura "Hi-res Audio" surgiu somente 7 anos depois da empresa começar suas operações no mercado. A JEITA (Japan Electronics and Information Technology Industries Association ou Associação de Indústrias de Eletrônica e Tecnologia da Informação do Japão, em português) anunciou em 26 de março de 2014 a certificação "Hi-Res", ou seja, essa denominação foi adotada pela companhia como forma de aumentar o marketing em cima do que a companhia já oferecia.
O que é considerado "Hi-Res"?
De acordo com a JAS, as produtoras de música e os desenvolvedores de produtos de áudio devem seguir especificações no processo de gravação, reprodução e transmissão de sinal. No caso da reprodução do áudio em serviços de streaming, para que a música possa ser considerada "Hi-Res", a resolução mínima deverá estar nos formatos FLAC e possuir uma resolução mínima de 96kHz/24bit ou superior. Os equipamentos e serviços de áudio que atendem as especificações definidas pela Japan Audio Society ganham o selo "Hi-res".
Quais as vantagens do áudio Hi-Res?
Embora o meio de reprodução da música influencie na qualidade de som reproduzida como o streaming de música, o Vinil (LP), o CD, a fita cassete (popularmente chamada de Fita K7), entre outros, o momento em que o áudio Hi-Res mais irá fazer diferença será durante o processo de gravação, edição de takes, mixagem e masterização da música. Com arquivos de resolução mais alta, o engenheiro de som pode manipular mais livremente o arquivo de áudio sem comprometer a qualidade.
A curadoria humana - Seleções de músicas criadas com muito cuidado
A curadoria humana da Qobuz funciona como processo em que ao invés de se utilizar algoritmos, "jornalistas musicais" selecionam faixas, artistas e álbuns para a criação de playlists (listas de reprodução). Desta forma, além de trazer uma qualidade maior na seleção de músicas, artistas pouco conhecidos podem ter a chance de ganhar visibilidade.
Os álbuns e playlists criadas pela curadoria humana da Qobuz são indicados aos usuários da plataforma através de algoritmos inteligentes que realizam avaliações sobre a forma como você ouve as músicas na plataforma. Essa maneira de trazer músicas para o público é interessante, pois trará uma chance maior para conhecer novos artistas e se divertir mais durante as audições.
Conteúdo editorial - Conhecendo melhor os artistas
Ao ouvir um álbum ou música de um artista na Qobuz, é possível acessar dentro do aplicativo a biografia sobre o(s) músico(s) para conhecê-los melhor. Há também informações e até matérias sobre as apresentações musicais feitas pelos artistas. Segundo a empresa, são mais de 500 mil artigos, entrevistas e revisões de álbuns disponíveis no app.
Através da produção de conteúdo sobre artistas e suas produções musicais, a experiência durante a audição pode tornar-se potencialmente mais rica, pois se insere um contexto para que haja uma apreciação diferente do simples "ouvir música".
Catálogo - Grande, mas falta para alguns
Hoje a Qobuz conta com mais de 80 milhões de faixas em sua plataforma. Entretanto, nem todos os álbuns e artistas favoritos das pessoas estão lá. Porém, considerando a entrada do serviço nos países da América Latina e em Portugal, espera-se que a empresa passe a dar uma atenção maior para as músicas locais dessas regiões.
Quanto custa - Plano Studio
O único plano oferecido pela Qobuz no Brasil é o "Studio". A empresa oferece 1 mês para teste do serviço e depois cobra R$ 25,90 pela modalidade solo (individual). Entretanto, há também planos anuais e as modalidades Duo (2 pessoas) e Família (até 6 pessoas). A seguir uma tabela comparativa dos valores.
Mensal | Anual | Valor por pessoa | |
Solo | R$ 25,90 | R$ 259,20 (R$ 21,60/mês) | Não se aplica |
Duo | R$ 33,90 | R$ 358,80 (R$ 29,90/mês) | R$ 16,95 (plano mensal) ou R$ 14,95/mês (plano anual) |
Família | R$ 41,90 | R$ 419,88 (R$ 34,99/mês) | R$ 6,99 (plano mensal) ou R$ 5,83/mês (plano anual) |
Observação: Quando é escolhido o anual, o pagamento é único e você será cobrado uma única vez pelo valor total, seja Solo, Duo ou Família.
Abaixo uma tabela comparando os valores e planos oferecidos pelos serviços de streaming que possuem transmissão de músicas lossless (sem perdas).
Serviço de streaming | Versão grátis | Plano básico | Plano Premium | Plano Hi-fi | Plano família |
Amazon Music Unlimited | Sim | Playlists e rádios grátis | R$ 16,90 | R$ 16,90 | R$ 25,90 |
Apple Music | Sim | Rádios grátis | R$ 16,90 | R$ 16,90 | R$ 24,90 |
Deezer Hi-fi | Não | Não há no Hi-fi | R$ 19,90 (não Hi-fi) | R$ 34,90 (Hi-fi) | Não há no Hi-fi |
Qobuz | Não | Não há | Não há | R$ 25,90 | R$ 41,90 |
Tidal | Sim (só nos EUA) | Grátis com propagandas | R$ 16,90 (Hi-fi) | R$ 33,80 (Hi-fi Plus) | R$ 25,35 (Hi-fi)/R$ 50,70 (Hi-fi Plus) |
Conclusão
Considerando o restante da experiência que se tem ao acessar o aplicativo da Qobuz nas diferentes plataformas em que ele está disponível (Android, iOS, Windows, MacOS, Web Player), acredito que seja possível, para quem não encontrou aquele artista ou álbum específico, relevar temporariamente e acreditar na plataforma. E você? O que acha? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!
Esse artigo é feito em parceria com o Grupo Fones de Ouvido High-End:
- Página da Fones de Ouvido High-End
- Grupo Fones de Ouvido High-End
- Grupo Fones de Ouvido Low-End
- Grupo Fones de Ouvido High-End Store
- Instagram: @foneshighend
O que é a Qobuz?
A Qobuz é um serviço de streaming de músicas francês fundado em 2007 que surgiu com a proposta de trazer músicas em alta definição, sendo a primeira plataforma do mundo a oferecer a transmissão de faixas "Hi-Res".