A comunidade de usuários da Qobuz, serviço de streaming francês de músicas lossless (sem perdas) que chegou recentemente ao Brasil, têm relatado pontos a melhorar e problemas durante o uso do aplicativo nas diferentes plataformas onde ele está presente. Entretanto, nota-se que comentários nas redes sociais oficiais do serviço no Brasil não têm surtido muito efeito. Pensando nisso, esse tutorial visa ajudar você na comunicação com a empresa para que se realize futuras melhorias do app.
Infelizmente os usuários brasileiros não têm tido respostas às suas críticas e sugestões de melhorias nas redes sociais da Qobuz (Instagram e Facebook). Por conta disso, a única saída é entrar em contato através do tradicional serviço de atendimento ao cliente no site oficial do serviço de streaming. Veja como fazer isso abaixo.
[Qobuz] Como Reportar um problema ou sugerir melhorias
Para entregar com sucesso o relato de um problema ou sugerir melhorias para a Qobuz, siga o passo a passo abaixo.
Passo 01: Acesse o site oficial da Qobuz e selecione em cima no canto direito "Minha conta".
Passo 02: Insira seu e-mail cadastrado e senha para realizar o login e selecione o botão azul "Entrar".
Passo 03: De volta à página inicial (home) da Qobuz, selecione em cima do canto direito o seu nome e em seguida clique em "Minha conta".
Passo 04: Na coluna localizada ao lado esquerdo, localize ao final da lista de opções a seção "Precisa de ajuda?" e clique em "Entre em contato".
Passo 05: Na página "Como podemos ajudá-lo" selecione no primeiro campo, onde está escrito "Seu problema diz respeito a...", a opção "Aplicativo Qobuz".
Passo 06: Logo abaixo, no campo "Qual é a sua pergunta?", selecione se está com problemas no aplicativo de desktop (computador, PC) ou no aplicativo móvel (para celulares e tablets). Em seguida, clique no botão azul "Entre em contato conosco".
Na página de preenchimento sobre o problema que está enfrentando, o primeiro campo pede que você descreva com suas palavras qual está sendo a sua experiência que acabou levando a entrar em contato com o serviço de streaming. Após preencher esta caixa de texto, você deverá selecionar qual das plataformas da Qobuz está utilizando. Note que no caso do "Web Player" é a mesma coisa que o "Website Qobuz", onde você utiliza um navegador como, por exemplo, o Chrome, para reproduzir as músicas através deste endereço.
O engraçado é que a próxima opção pergunta qual sistema operacional você está utilizando, algo que já foi respondido no campo anterior. Há uma pequena diferença somente, onde foi trocado "Qobuz Mac/PC" para duas opções de sistema operacional: Mac (macOS na verdade, pois está errado a descrição) e Windows. Seria mais fácil aglutinar estes dois campos em um único e melhorar a descrição.
O campo de qual navegador o usuário utiliza só deveria aparecer ao selecionar a opção "Web Player". O sistema de preenchimento poderia ser mais inteligente.
Enfim, para finalizar o processo de reportar um problema ou sugerir melhorias, você irá preencher seu nome e sobrenome, pois o e-mail já estará preenchido. Em seguida, basta clicar no botão azul "Enviar".
Problemas e sugestões relatados por usuários da Qobuz
Confira abaixo alguns relatos de problemas e sugestões de usuários do serviço de streaming Qobuz.
No Facebook, Fábio Gil, membro do grupo Fones de Ouvido High-End, diz:
Não gostei da biblioteca o Qobuz... Uma bagunça, além de faltar vários títulos que faziam parte da minhas playlists no Tidal.
Tem alguns artistas que tem o lançamento original tipo 1976 e 3 ou 4 relançamentos em anos posteriores... tem que agrupar isso e colocar que são relançamentos.... fica uma bagunça na discografia...
Os usuários Derick Lonbor e Rhuan Raymer, membros do grupo Fones de Ouvido High-End no Facebook, relatam que encontraram valores diferentes ao tentar assinar pelo app Qobuz para iOS e através do navegador (Exemplo: Chrome, Edge, Firefox). Enquanto no aplicativo mobile feito para iPhone cobrava R$ 34,90, ao acessar o site da Qobuz a assinatura saia R$ 25,90.
Derick Lonbor ainda complementa dizendo que percebeu um problema na disponibilidade de músicas no aplicativo mobile Qobuz.
Achei frustrante aparecer, por exemplo, um álbum em Hi Res mas não estar disponível para tocar por causa da minha localização, no caso Brasil.
Por algum motivo agora, mesmo dizendo que não está disponível, estou podendo tocar o álbum (no celular mesmo).
Se vc procurar, por exemplo, o álbum Black Sabbath Vol.4 vc vai conseguir tocar a faixa Tomorrow’s Dream (Hi Res), o mesmo para The Unforgiven do Metallica! Ou seja, apesar de aparecer como não disponível, algumas faixas daquela playlist vc consegue ouvir procurando diretamente no álbum...
Percebi também que até mesmo a playlist compartilhada pela própria Qobuz Brasil (no Instagram) continha faixas com a descrição "não disponível".
Derick comenta também sobre inconsistências na opção de comprar álbuns na loja Qobuz.
Algo que não estou conseguindo é acessar a Store deles, no desktop quando clico na aba Compras aparece uma página vazia com a opção de "Ver novidades" mas quando clico me direciona para a tela inicial "Descobrir "
Esse artigo é feito em parceria com o Grupo Fones de Ouvido High-End:
- Página da Fones de Ouvido High-End
- Grupo Fones de Ouvido High-End
- Grupo Fones de Ouvido Low-End
- Grupo Fones de Ouvido High-End Store
- Instagram: @foneshighend
É possível relatar problemas ou sugerir melhorias para o app Qobuz fora das redes sociais?
Sim, há um canal de atendimento da Qobuz para isso.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
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